O dia 30 de outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 30 de outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque 
[email protected]

BOM DIA 30 DE OUTUBRO!
COMEMORA-SE

Dia do Comerciário, Dia do Material Bélico (patrono General Carlos Antônio Napion), Dia do Ginecologista, Dia do Fisiculturista, Dia do Balconista, Dia da Decoração, Dia da Merendeira Escolar, Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Na miMitologia céltica é Dia de Morrígan, patrona das sacerdotisas e das bruxas.

Católicos lembram São Germano, Santa Maria Restituta Kafka, São Marcelo e Beato Ângelo de Acri.

RONDÔNIA

1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonatas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de Humaitá

BRASIL

1969    - Emílio Garraztazu Médici assume a Presidência da República.

1973 - Criada a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) no Brasil, depois IBAMA. -

1988 – Ayrton Senna vence o GP do Japão e é campeão antecipado de Fórmula 1.

Em 2007 — A Fifa anunciou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014.

MUNDO

1905 – Desenvolvida pela firma alemã Bayer, a aspirina começa a ser vendida.

1925- O inventor escocês John Logie Baird faz a primeira transmissão de uma imagem em movimento.

1938 —   Transmitido pelo jornalista Orson Welles, via rádio, o romance A Guerra dos Mundos, causa imenso pânico em Nova York.

1967 – Ninguém recebe o Prêmio Nobel da Paz. 

FOTO DO DIA

Um personagem muito citado na construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, tido como líder da equipe de saúde trazida pela empresa construtora entre 1907/1912, o Dr. Carl Lovelace é muito elogiado no relatório do infectologista Oswaldo Cruz, atendendo não só os trabalhadores da obra mas também índios e moradores da região. Sobre a atenção aos índios, o relato a seguir comprova: havia dificuldades de aproximação com os Karipuna e isso acabou quando um índio foi levado para tratamento no hospital da Candelária, onde Passou a ser chamado “Caripuna Pete”. Teve uma perna amputada e ganhou uma perna mecânica. Na volta à tribo, isso ajudou a aproximação. Esse fato é citado no livro “Mad Maria” (Márcio de Souza), que serviu de roteiro a uma novela televisiva. Na foto o dr. Lovelace com o índio caripuna – personagem do livro Diaruí, do autor rondoniense Antônio Candido. (F. Dana de Merril - Colorização Luís Claro)