Pandemia não impede ações educativas no trânsito de Porto Velho

Pandemia não impede ações educativas no trânsito de Porto Velho

Porto Velho, RO - As limitações impostas pela pandemia de Covid-19 não paralisaram o trabalho educativo que a Prefeitura de Porto Velho faz nas ruas da capital. Ações pontuais para conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres estão em andamento, antecedendo o lançamento oficial da programação do “Maio Amarelo”, que será feito na sexta-feira (7).

 

A campanha é realizada com foco na redução dos acidentes de trânsito

 

A campanha é realizada com foco na redução dos acidentes de trânsito

 

As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e atingem também os distritos. O lançamento da campanha Maio Amarelo, por exemplo, será feito com um “pit stop” no distrito de Jaci Paraná, na BR-364.

 

Como as escolas do município estão fechadas, as abordagens para orientação estão ocorrendo através de pit stop e blitz educativas. Regras como uso de máscara e álcool em gel, e ainda o distanciamento são criteriosamente seguidas pelos agentes da Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito (DTET).

 

“O trabalho do departamento é a orientação para que os futuros condutores não cometam as infrações previstas no Código Nacional de Trânsito. Aos condutores é feita a conscientização sobre os riscos que a imprudência e a imperícia podem causar”, explica Bruna Biet Burak, gerente da Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito.

 

Além da zona urbana da capital, as atividades também acontecem nos distritos. Nos dias 21 e 22 haverá atividades educativas da Semtran em Jaci-Paraná e Nova Mutum. As ações também fazem parte da campanha Maio Amarelo, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, com foco na redução dos acidentes de trânsito.

 

Bruna Burak fala sobre os riscos que a imprudência pode causar

 

Bruna Burak fala sobre os riscos que a imprudência pode causar

 

“A campanha Maio Amarelo deste ano tem como tema 'Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito'”. A meta é promover a empatia e chamar a atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo”, destaca o secretário da Semtran, Mauro Ronaldo Flores. Ele diz que a campanha é necessária mesmo com a pandemia.

 

 

Segundo a gerente da Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito, as ações serão pontuais para garantia da saúde da comunidade e dos servidores, sem perder o foco na redução dos acidentes. “Para a campanha vamos realizar novos pit stop em alguns cruzamentos semaforizados da capital e em alguns distritos. É notório que houve redução dos acidentes de trânsito. Os condutores estão mais conscientes quanto às medidas de segurança e quanto ao uso dos equipamentos obrigatórios. É o resultado de um trabalho contínuo e importante para a população. Nosso objetivo é garantir um trânsito seguro e de qualidade a todos”, concluiu.

 

 

A Semtran mantém disponível o departamento para o trabalho educativo. Para solicitar uma ação da Educação de Trânsito, os interessados devem enviar ofício explicando a atividade que pretendem realizar e aguardar o agendamento.