Programa Jovens Embaixadores vai selecionar alunos brasileiros para intercâmbio nos Estados Unidos

Programa Jovens Embaixadores vai selecionar alunos brasileiros para intercâmbio nos Estados Unidos

Candidatos selecionados vão viajar para os Estados Unidos entre os meses de junho e julho de 2022 

Porto Velho, RO - Estudantes que possuem perfil de liderança, espírito empreendedor e conhecimento da língua inglesa e que estejam matriculados no Ensino Médio em Rondônia terão a chance de concorrer a 50 vagas para participar do programa “Jovens Embaixadores”, adotado pelo Governo de Rondônia, com ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada Americana e funciona como um intercâmbio de cerca de três semanas nos Estados Unidos. As inscrições iniciaram no dia 17 de novembro e seguem abertas até 9 de fevereiro de 2022 por meio do site https://jovensembaixadores.org.br.

INTERCÂMBIO

Os candidatos selecionados vão viajar para os Estados Unidos entre os meses de junho e julho de 2022 para participar de oficinas e atividades sobre liderança, empreendedorismo social, visitas a instituições de ensino, reuniões com representantes do governo, bem como outras atividades relacionadas ao tema e apresentações sobre o Brasil. Ao final do programa, os estudantes vão desenvolver e apresentar um esboço do projeto de empreendedorismo/impacto social a ser implementado em suas comunidades locais.

De acordo com os organizadores do programa, uma vez que o mundo continua em alerta e ainda com algumas restrições devido à pandemia da covid-19, caso não seja possível realizar o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2022, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual.

DESPESAS

Todas as despesas inerentes à participação serão custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada Americana, que contam também com o apoio de parceiros do setor privado. O único custo que fica a cargo dos participantes é a taxa para a emissão do passaporte brasileiro.

PRÉ-REQUISITOS

Os pré-requisitos listados no edital do programa são obrigatórios e devem ser comprovados no formulário de inscrição do(a) candidato(a). São eles: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; ser aluno(a) do Ensino Médio na rede pública brasileira; estar cursando ao menos o 1º ano do Ensino Médio em 2021; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado para os Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo(a); possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos seis meses.

RESULTADO

A divulgação da lista dos selecionados para participar do programa está prevista para o 13 de abril de 2022, no site oficial do programa.