Projeção mapeada no Palácio Rio Madeira marca homenagem ao Dia do Artesão em Rondônia

Projeção mapeada no Palácio Rio Madeira marca homenagem ao Dia do Artesão em Rondônia

Porto Velho, RO - Em Rondônia, o Dia do Artesão foi comemorado com projeção mapeada no Palácio Rio Madeira, sede do Governo do Estado. A iniciativa faz parte da programação especial para a data que incluiu de segunda a quinta-feira palestras da 1° Semana Virtual do Artesanato de Rondônia e de hoje (19) até domingo (21) é realizada a 1ª Feira Virtual do Artesanato de Rondônia.

 

As ações de fomento ao artesanato foram idealizadas pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) Rondônia, executado no âmbito da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) do Governo de Rondônia. A coordenadora Estadual do PAB Rondônia, Anatália Mendes, explicou a escolha pela apresentação mapeada que fez do prédio uma grande tela de mídia para homenagear os artesãos do Estado.

 

 

Programação especial tem como tema “Artesanatos que contam histórias e conectam vidas’’

 

 

‘‘Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado de Rondônia juntamente com Programa de Artesanato Brasileiro que tem como finalidade incentivar o setor e fazer com que este artesão se sinta valorizado hoje, dia 19 de março, data que se comemora o Dia Mundial do Artesão, e é uma homenagem não só para os artesãos que hoje estão conosco, mas também aos que fizeram história com o artesanato no nosso Estado’’, comemora.

 

Para a coordenadora, a ideia faz jus ao tema escolhido para a programação especial ‘‘Artesanatos que contam histórias e conectam vidas’’. ‘‘Nós resolvemos contar a história desses artesãos em forma de imagens para que as pessoas do Estado de Rondônia pudessem ver esses profissionais por meio de vídeo mostrando essa ação. É uma alternativa segura, através da qual todo o Estado de Rondônia pode contemplar as fotos dos artesãos que estão participando como expositores na 1ª Feira Virtual do Artesanato que está começando hoje (19)’’, disse a coordenadora.

 

 

O trabalho dos artesãos é valorizado por meio de ações de fomento ao setor

 

Como estratégia para atingir os 52 municípios na feira, o PAB Rondônia reuniu os artesãos do Estado em quatro regiões, e cada regional tem uma representatividade de expositores.

 

“Entre eles temos artesãos novos nesse setor, assim como artesãos que já exercem o oficio há mais de 30 anos, então o que nós estamos fazendo é unificando mesmo, e essa é a vantagem desse novo momento, nos permitir aproximar as pessoas de todas cidades em um único objetivo, nesse novo formato, o digital, onde todo mundo está conectado’’, considera a coordenadora.

 

PROGRAMAÇÃO DA 1ª FEIRA VIRTUAL DO ARTESANATO:

 

De 19 a 21 de março – A divulgação ocorrerá por meio das páginas regionais.

Feira de Artesanato – Regional de Porto Velho

Acesse: https://www.facebook.com/Programa-do-Artesanato-Porto-Velho-101548195350732/

Feira de Artesanato – Regional de Ji-Paraná

Acesse: https://www.facebook.com/Programa-do-Artesanato-Regional-de-Ji-Paran%C3%A1-108726934621276/

Feira de Artesanato – Regional de Cacoal

Acesse: https://www.facebook.com/Programa-do-Artesanato-Regional-de-Cacoal-104214061744849

Feira de Artesanato – Regional de Vilhena

Acesse: https://www.facebook.com/Programa-Do-Artesanato-Regional-de-Vilhena-103046291862996/