Semana histórica para a agricultura familiar do estado de Rondônia

Semana histórica para a agricultura familiar do estado de Rondônia

Porto Velho. RO - Na semana do dia 05 de outubro, recebemos a visita da comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para a entrega do certificado do Selo de Agricultura Familiar, entregues pelos representantes da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo - César Halun, o Diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados, - Márcio Madalena e a Coordenadora Geral do Cooperativismo, Fabiana Durgant.

O Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) identifica a origem e fornece as características dos produtos da agricultura familiar, tendo por finalidade o fortalecimento das identidades social e produtiva dos vários segmentos da agricultura familiar perante os consumidores e o público em geral. Para possibilitar a rastreabilidade da origem dos produtos, o Selo é identificado com uma imagem específica, um código QR e um número de série. Cada produto tem sua própria numeração, o Estado ao qual pertence e a data do ano de emissão do selo.

A validade do Senaf é de dois anos, podendo ser renovado. É concedido às agroindústrias e cooperativas/associações portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A gestão dos produtos e serviços da agricultura familiar que possuem o selo é feita em plataforma web, mantida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Trata-se da Vitrine da Agricultura Familiar.

Durante essa passagem da comitiva, fora entregue dois selos de agricultura familiar: SENAF: do agricultor familiar ou das formas de organização de agricultores familiares e o SENAF Indígena: do indígena agricultor familiar ou das formas de organização de agricultores familiares, desde que o quadro social seja constituído mais da metade por indígenas agricultores familiares.

A Cooper Reca e a Coopaiter, as cooperativas contempladas com esse certificado - sendo que a Coopaiter foi a primeira cooperativa indígena do Brasil a conseguir o certificado SENAF Indígena - tem histórias de luta por trás dessa conquista. Hoje, as famílias que formam essas coops estão crescendo. O respeito cultivado pela Amazônia garante a produção o ano todo e a preservação da biodiversidade. De acordo com o site AgroSaber, que é voltado para notícias do mundo agropecuário, produtos com selo nacional da agricultura familiar crescem 10 vezes em 1 ano, aponta pesquisa.

Desde que foi criado, o Senaf ganha cada dia mais força. Na avaliação do primeiro ano, o governo identificou uma alta expressiva de produtos que receberam essa certificação. O salto foi de 700 produtos para 7 mil. O crescimento é de dez vezes apenas em um ano. O resultado foi divulgado no final do mês de março de 2021, repassado pelo Mapa.

Observando o contexto, podemos levantar a seguinte pergunta: qual a importância do cooperativismo na agricultura familiar?

O cooperativismo está sendo a melhor alternativa para escoar a produção, pois como a competitividade do mercado agro é bastante concorrida, acaba sendo a forma mais assegurada de garantir essa comercialização dos pequenos agricultores. Com essa alternativa, o agricultor familiar tem benefícios como o acesso ao crédito, pelas próprias cooperativas de crédito, vantagens fiscais e mais oportunidades de fechar negócios e parcerias. Diante dessa afirmativa, podemos falar sobre o papel da OCB/RO, que é de defender e guardar a identidade do cooperativismo no estado de Rondônia, nos organizamos para fortalecer o movimento cooperativista e defendê-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Temos também o SESCOOP/RO, entidade responsável na capacitação dessas famílias, com cursos voltados à especialização sobre o trabalho no campo, sobre o cooperativismo, sobre trabalho em equipe e o desenvolvimento nas áreas selecionadas. Acreditamos que uma das melhores formas para multiplicar resultados é acumular aprendizados.

É com notícias assim que o Sistema OCB/RO busca sempre apoiar e ajudar no fortalecimento das cooperativas, para que mais conquistas sejam alcançadas. O sucesso da união é o fortalecimento de acordos e laços sólidos.