Quem é Marcos Rocha?

 Quem é Marcos Rocha?

Porto Velho, RO - Na sua épica obra “Os Lusíadas”, Luís de Camões disse que “um fraco rei faz fraca a sua forte gente”. A ser verdade esta célebre e antológica frase, poderíamos entender que o contrário também poderia ser fato verídico, ou seja, um forte rei, ou governante, levaria seu fraco e derrotado povo à vitória, ao sucesso, como fez Winston Churchill na Inglaterra durante a Segunda Guerra. O coronel Marcos Rocha é o governador de Rondônia, embora pouca gente nascida neste Estado saiba disto.

Na atual pandemia do Coronavírus, o “fraco” governador deste longínquo e atrasado lugar sequer deu as caras para a sua sofrida e amedrontada população. O “cara” recebeu mais de 580 mil votos dos tolos e esperançosos eleitores rondonienses e até hoje nada fez para os seus cidadãos. Onde está ele nesta pandemia? Por que nem na TV ele aparece?

Deve estar seguindo o seu ídolo maior: o “dispensável e incompetente” capitão Jair Bolsonaro, presidente do Brasil. Só que o “apagado coronel” continua calado, como sempre esteve. Durante as últimas queimadas na Amazônia, por exemplo, que assombraram o mundo civilizado, o “sonolento governador” não deu uma única declaração à imprensa sobre o fato. Só tomou algumas “ínfimas providências” quando o assunto já tinha “contaminado” meio mundo e não dava mais para esconder o horroroso fogaréu.

Nesta terrível pandemia do Coronavírus, Marcos Rocha segue o triste e ridículo desempenho de seu chefe: não faz nada. Hoje, os mais de mil contaminados e cerca de 40 mortos ainda não chamaram a atenção dos governantes deste Estado. O “líder” de Rondônia está parado e nada faz para deter o vírus. Lockdown já, senhor governador!

Com rédeas frouxas para administrar o caos gerado pela doença, já se viram e noticiaram, por parte de “atentas” autoridades estaduais, algumas ações locais pouco recomendáveis ao Poder Público. Até a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia andou reclamando de irregularidades e corrupções. A que ponto chegou esta província, onde “autoridades” até do Poder Legislativo reclamam de coisas mal feitas por outros poderes...

Desde que assumiu o cargo por aqui, este senhor Marcos Rocha pouco fez em benefício do povo que o elegeu. Raríssimas pessoas hoje sabem pronunciar o nome de quem está à frente deste caos: talvez seja o secretário de Saúde do Estado. Imagine-se o trabalho da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, à frente de seu povo. Santo Deus! Quanta inveja! Até do primeiro-ministro de Portugal e da chanceler alemã.

Quem votou em Marcos Rocha se lascou ao quadrado. A coisa hoje aqui está feia, mas quando piorar (e vai piorar), ele pode cair fora deixando os rondonienses a ver navios. Já fez isso uma vez, durante as queimadas.

E nosso conforto é só o “Tonhão”. Lascou-se também quem acreditou em Jair Bolsonaro. O “Mito” é um estúpido que só sabe semear discórdias e intrigas entre o povo. Ele tem-se mostrado um governante dispensável diante dessa pandemia. Sem nada entender do assunto, só sabe estimular o povo a morrer. Mas não se enganem: também seriam inúteis o Lula, a Dilma e o PT.

O Brasil será o novo epicentro dessa desgraça e poucas nações vão nos ajudar com estes governantes fúteis que temos. Não se sabe quem é este tal de Marcos Rocha. Talvez seja somente mais um “puxa-saco” de Jair Bolsonaro, que também é um “lambe-botas” de D. Trump, que aliás,  já até sucumbiu à Covid-19. Seria ele um “preposto” da Energisa?

*Foi Professor em Porto Velho.