O dia 03 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 03 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque, [email protected]

BOM DIA 3 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA:

O gaúcho Getúlio Dornelles Vargas lidera a revolução que derruba o presidente Washington Luiz e assume a Presidência da República, movimento que levaria, a seguir, à prisão do então General Candido Rondon.

1972 – A professora Aliethe Matha Mory torna-se a primeira mulher a ser eleita em Rondônia, como vereadora em Guajará-Mirim; reeleita em 1976.

COMEMORA-SE:

Dia Mundial do Dentista. Dia Nacional da Abelha. Dia do Profissional de Organização. Dia Nacional do Petróleo. Dia do engenheiro de energia (elétrico). Católicos lembram Santa Cândida, Santa Maria Josefa, São Dionísio Areopagita.

FATOS:

1226 – Morre o religioso Francisco de Assis, depois São Francisco de Assis.  

1804 – Nasce Hippolyte Léon Denizard Rivail que sob o pseudônimo de Allan Kardec, que notabilizou-se como o codificador do espiritismo (neologismo por ele criado).

1902 – Nasce Artur da Costa e Silva, segundo presidente do período pós-1964.

1930 — Getúlio Vargas, Góis Monteiro e Osvaldo Aranha iniciaram os preparativos para o golpe final contra a República Velha (v. Revolução de 1930).

1931 — Às 11h entra em vigor, pela primeira vez no Brasil, o Horário de Verão.

1953 — Instituída a Petrobras, uma indústria de petróleo com sede no Rio de Janeiro, Brasil.

1990 — Poucos meses após  a derrubada do Muro de Berlim, a República Democrática Alemã ( comunista) é abolida e se torna parte da República Federal da Alemanha.

1995 – Morre Plínio Corrêa de Oliveira, líder integralista brasileiro.

FOTO DO DIA:

Fevereiro de 1960. As primeiras máquinas enviadas para a abertura da rodovia 029 (atual BR-364, desfilam pela Avenida Sete de Setembro, passando em frente ao prédio da administração da Mdeira-Mamoré, hoje prefeitura de Porto Velho, cruzando, a primeira, a então Avenida Norte-Sul, atual Rogério Weber. Um detalhe interessante: contrapondo à imensidão daquelas máquinas, um jipe, naquele tempo viatura que fazia as vezes de táxi, passa em sentido contrário.