O dia 05 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 05 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque – [email protected]


BOM DIA 5 DE ABRIL!


RONDÔNIA


1937 – Pelo decreto-lei 1547 o governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1970 – O ministro Dias Leite, das Minas e Energia assina a Portaria 195, proibindo a garimpagem manual da província estanífera do Brasil (Rondônia, partes do Acre e Amazonas). 


COMEMORA-SE

 

Dia das Telecomunicações, do Propagandista Farmacêutico e dos Fabricantes de Material de Construção. Católicos lembram São Vicente Ferrer, Maria Crescencia Hoss e Santa Irene. 


FATOS


890 —Nasce Ernesto dos Santos, o  Donga, compositor e autor de “Pelo Telefone”, primeiro samba  brasileiro.

1905 – Criação do Grupo de Theatro da Sociedade Musical e Dramática Riobonitense (atual SoMu D Riba), o mais antigo do Brasil.

1928 – Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil (Mossoró, Rio Grande do Norte).  

1968 — A Frente Ampla (ex-presidentes JK, João Goulart e o ex-governador Carlos Lacerda) é proscrita pelo Ministério da Justiça.

2014 - Morre o ator José Wilker (o “Vadinho” de Dona Flor e seus Dois Maridos”.

2017 – Para que não fosse trazida para o Brasil, a Justiça Argentina concede habeas-corpus a uma chimpanzé. É o primeiro ser vivo não-humano a receber um habeas corpus.

 

FOTO DO DIA


Localizada no extinto Hospital São José (desde a década de 1990 Hospital da Astir/PM), a capela de São José, inaugurada com o hospital em 1929, construída pelo padre João Nicoleti, é a segunda igreja católica mais antiga da zona urbana de Porto Velho – a primeira é a de São Francisco. Na cidade de Porto Velho, a mais antiga é a de Santo Antonio, inaugurada em 1913, na cidade de Santo Antonio, hoje um bairro da capital,  quando aquela cidade era a sede do único município do que é hoje o Estado de Rondônia. Segundo o turismólogo Ivo Feitosa, na igrejinha de São José ainda acontece da celebração da Missa no dia 19 de março, data do padroeiro.