O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
[email protected]
BOM DIA 10 DE DEZEMBRO!
COMEMORA-SE
Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dia do Sociólogo no Brasil. Dia Universal do Palhaço. Dia da Inclusão Social. Dia Internacional dos Direitos Animais.
Católicos lembram Nossa Senhora do Loreto, São Melquíades, São Mauro e São Gregório III.
RONDÔNIA:
1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364. 0 município é o 3º do então Território Federal a contar com juiz e promotor.
2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que no final da década de 1940 descobriu diamantes no Rio Machado região depois chamada Ji-Paraná.
BRASIL
1825 — O Brasil e as Províncias Unidas (atual Argentina) entram em guerra.
1981 - Morte do compositor e jornalista paulista David Nasser.
MUNDO
1520 — Martinho Lutero queima a bula de excomunhão Exsurge Domine, decretada contra ele pelo papa Leão X.
1684 — A derivação de Isaac Newton das leis de Kepler, é lida para a Royal Society por Edmond Halley.
1896 – Morre Alfred Nobel, químico sueco, patrono do Prêmio Nobel.
1901 — Primeira cerimônia do Prêmio Nobel em Estocolmo.
1925 — Nova aparição de Nossa Senhora à religiosa Lúcia de Jesus dos Santos, em Pontevedra (ESP).
1942 — II Guerra Mundial: 26 países, signatários da Declaração das Nações Unidas, arquivam denúncia do holocausto nazista.
1999 — A Associação Médicos sem Fronteiras recebe o Prêmio Nobel da Paz.
FOTO DO DIA
Primeiro jornal impresso em offset em Rondônia, iniciando a circular em novembro de 1980, inicialmente apenas “Estadão” e depois “Estadão do Norte”, o diário implantado pelo empresário Mário Calixto inovou ainda com uma distribuição agressiva, captação de anunciantes e venda de assinaturas em todos os sete municípios do então Território Federal, sendo que desde o início pautou também uma forma agressiva de buscar o leitor. Em 1995 deixou a acanhada sede da Rua Duque de Caxias e passou toda a estrutura para a nova sede no Bairro Industrial, mas logo em seguida começou o período de decadência. Envolvido em disputas judiciais que iam desde previdência social ao grande número de ações trabalhistas e perdas sucessivas de ações cíveis, o Estadão do Norte deixou de circular no primeiro trimestre de 2015.