O dia 12 de setembro na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 12 de setembro na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

Bom dia 12 de setembro!

Rondônia:

1954 – Paulo Nunes Leal, pela primeira vez, toma posse como governador do território do guaporé, o oitavo em 10 anos desde a criação do território.

COMEMORA-SE:

Dia do Programador. dia do técnico têxtil. dia do operador de rastreamento. católicos lembram festa litúrgica do santíssimo nome de maria e são guido de brabante.

FATOS:

490 a.c. — Data convencionalmente aceita para a batalha de maratona. os atenienses e seus aliados platônicos derrotam o exército persa.

1297 — O tratado de alcanizes define a fronteira entre portugal e castela.

1720-  É criada a capitania de minas gerais.  

1936 – Inaugurada àss 21 horas, com a voz de celso guimarães,: "alô, alô brasil! aqui fala é a rádio nacional do rio de janeiro!". depois, vieram os acordes de "luar do sertão".

1939-  Estreia o filme o mágico de oz, o primeiro colorido na história do cinema.  

1962 — Contrapondo a derrota na corrida espacial, o presidente john f. kennedy faz o discurso "nós escolhemos ir para a lua".

1981 — Inaugurado o memorial Jk em brasília.

1992 — 50ª missão do ônibus espacial endeavour na sts-47. a bordo estão mae jemison, a primeira afro-americana no espaço, mamoru mohri, o primeiro cidadão japonês e mark lee e jan davis, o primeiro casal no espaço.

2019 — Astrônomos detectam água na atmosfera do exoplaneta k2-18b, primeira detecção do tipo em uma zona habitável.

1902 — Nasce juscelino kubitschek, o presidente brasileiro que promete3u fazer o país andar “50 anos em cinco”.

1913 — Nasce jesse owens (eua), atleta negro, que ganhou quatro medalhas de ouro nas olimpíadas de 1936, em atletismo, humilhando o ditador adolf hitler.

1996 – Morre o 4º presidente do período militar, ernesto geisel,  que iniciou o processo de redemocratização do país. 

FOTO DO DIA:

Vigésimo primeiro presidente brasileiro, Juscelino Kubistchek de Oliveira, ou só JK, notabilizou-se pelo trabalho realizado na busca de modernizar o país, abrindo estradas que permitiram a interligação das várias regiões do país e interiorizou a capital do país, apesar da forte resistência dos mesmos grupos que tentaram impedir sua posse quando ganhou a Presidência. Seu discurso foi fazer em cinco anos o que precisava ser feito em 50. Médico, antes de ingressar na política e ser prefeito que modernizou Belo Horizonte, foi deputado federal por Minas. Em 1960, a oito meses de passar o cargo a seu sucessor, Juscelino aceitou o desafio e mandou abrir a rodovia BR-29 que ele inaugurou, ainda que de forma precária, estrada mais tarde denominada BR-3634 que proporcionou a afirmação do que hoje é o Estado de Rondônia.