O dia 25 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 25 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

25.6 – BOM DIA!

RONDÔNIA:

1931 – Depois de quebrar o contrato, ficando 8 dias sem fazer circular os trens, a Madeira-Mamoré Railway requer junto à Vara da Justiça Federal (RJ) que o Governo brasileiro assuma a direção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

COMEMORA-SE:

Dia do Imigrante.

Dia Mundial do Vitiligo.

Católicos lembram São Próspero de Aquitânia e São Guilherme de Vercellli.

FATOS:

1792 — Começa a medição do meridiano de Paris, origem do estabelecimento do Sistema Métrico Decimal.

1884 – Nasce Guilherme Paraense, militar e primeiro atleta brasileiro  a ganhar uma medalha de ouro olímpica, em Antuérpia, nos VII Jogos, em 1920.

1947 — Publicado o Diário de uma Jovem (mais conhecido como o Diário de Anne Frank), judia holandesa assassinada pelos nazistas.

1950 – A Coréia do Norte invade a Coréia do sul e começa a guerra da Coréia eu vai até 1953.

1976 – Nasce Maurren Higa Maggi, primeira mulher atleta brasileira a ganhar medalha de ouro, nos Jogos de 2004 no salto em distância.

1988 – Fundação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

1997 — Morre Jacques-Yves Cousteau, explorador e inventor francês.

2009 – Morre Michael Jackson, cantor, ator, dançarino e compositor estadunidense.

FOTO DO DIA:

Uma obra imponente, localizada no extremo noroeste brasileiro, o Real Forte do Príncipe da Beira, obra iniciada em 1776, então  no município matogrossense de Vila Bela da Santíssima Trindade, a partir de 1943 no Território do Guaporé e atualmente parte do município de Costa Marques, era o grande baluarte português no alto Rio Guaporé. O historiador Francisco Matias diz que o nome do Príncipe era D. José Francisco Xavier de Paula Domingos Antônio Agostinho Anastácio Inácio.