O dia 31 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 31 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 31 DE JULHO!

RONDÔNIA:

Em 1910 – Atendendo relatório do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da ferrovia Madeira-Mamoré inicia a campanha  de quininização compulsória dos trabalhadores em seus vários acampamentos, para tentar prevenir ocorrências de malária.

COMEMORA-SE:

Dia Nacional da Campanha do Quilo (aos voluntários que colaboram para campanhas de arrecadação de alimentos). Dia do Orgasmo. Católicos lembram Santo Inácio de Loiola e Santo Justino de Jacobis. 

FATOS:

1492 — Os judeus são expulsos da Espanha quando o Decreto de Alhambra entra em vigor.

1498 — Em sua terceira viagem ao Hemisfério Ocidental, Cristóvão Colombo se torna o primeiro europeu a chegar à ilha de Trinidad.

1931 – Nasce o escritor Ignacio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras.

1944 – Morre Antoine de Saint-Exupéry,  escritor, autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”.  

1954 — Nasce José Roberto Guimarães, único brasileiro tricampeão olímpico, treinador de vôlei.

1964 — A nave Ranger 7 envia de volta as primeiras fotos em close da Lua, com imagens 1 000 vezes mais nítidas que as já vistas de telescópios na Terra.

1971 — Programa Apollo: os astronautas da Apollo 15 se tornam os primeiros a andar em um veículo lunar. 

FOTO DO DIA:

Localizada a 437 Km em linha reta de Porto Velho, a cidade amazonenses de Manicoré sedia uma mega festa que em como símbolo a melancia, de alta produção naquele município. Muitas pessoas se deslocam da capital rondoniense para o festejo que acontece no último final de semana de setembro. Acesso melhor é sair de Porto velho pela rodovia BR-319, asfaltada, até Humaitá (200KM) e daí um dia e meio de barco até Manicoré, onde a rainha da festa ganha, dentre outros prêmios, um banho de caldo de melancia.