Obra do DER em manancial garante retorno do abastecimento de água em Ouro Preto do Oeste

Obra do DER em manancial garante retorno do abastecimento de água em Ouro Preto do Oeste

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), trabalhou de forma célere e precisa na obra de contenção de pedras no rio Boa Vista e garantiu desta forma, o reabastecimento de água no município que havia sido comprometido em decorrência da alteração do curso do rio ocorrida devido às fortes chuvas nos últimos meses.

 

Os trabalhos foram executados pela Residência Regional do DER de Ouro Preto do Oeste de 25 a 30 de março, com um total de 35 viagens para o deslocamento de pedras para fazer a contenção. De acordo com o residente regional, Boby Gil, a barragem conta com um total de 416 metros cúbicos de pedras que foram fixadas no local com auxílio de escavadeira hidráulica. ‘‘Essa foi uma obra muito importante, pois se o DER não entrasse com essa missão, a cidade ficaria sem água’’, considera.

 

Por meio da contenção feita com as pedras, as águas do rio Boa Vista, que é o manancial utilizado na captação do recurso hídrico na cidade, foi represada e assim permitiu à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) fazer a operacionalização de todo o sistema novamente.

 

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que, por de determinação do governador, coronel Marcos Rocha, durante o período crítico de racionamento do uso de água no município, o DER também ajudou a abastecer unidades de saúde e prisionais por meio de caminhões pipas. A obra do DER  faz parte da missão do Governo de Rondônia, para o desenvolvimento do Estado por meio do fortalecimento da infraestrutura de estradas e serviços básicos.

 

DIVERSAS FRENTES 

 

A Residência do DER em Ouro Preto do Oeste trabalha em diversas frentes para garantir o bem estar da população, mesmo em período chuvoso e de redução de servidores devido à pandemia. Atualmente, a equipe realiza a manutenção da RO -470, em Mirante da Serra, da RO-010 entre Tarilândia a Mirante da Serra, e da RO- 475 que liga Vale do Paraíso a Rondominas. ‘‘Estamos desobstruindo bueiros entupidos e recuperando pontos críticos’’, garante o residente.

 

 

Manutenção na RO-475 que liga Vale do Paraíso a Rondominas

 

Os trabalhos estão inseridos no Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia, que já ultrapassa mais de 50% das metas em execução e conta com uma forte contribuição do DER que tem trabalhado intensamente na manutenção de estradas estaduais.

 

Tendo como resultado diversas pontes recuperadas, obras que estavam paralisadas concluídas e a recuperação de rodovias, além de avançar ajudando as prefeituras na melhoria de vias municipais, a exemplo da Estrada do Belmont, em Porto Velho.

 

O governador, coronel Marcos Rocha, tem continuamente, junto com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, verificado in loco obras em todo o Estado. A ordem do governador é que os trabalhos devem acontecer de forma rápida, com qualidade e com responsabilidade na aplicação do recurso público. Elias reforçou que o DER tem se empenhado em cumprir a missão em prol da população rondoniense com zelo e agilidade.