Nas redes sociais, o cofundador do Intercept se mantém ativo / FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
Porto Velho, RO - A Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, negou que o jornalista Glenn Greenwald, um dos fundadores do site The Intercept Brasil, tenha sido internado na madrugada desta sexta-feira, 26. A alegação foi publicada pelo site Terça Livre e divulgada por páginas como Jornal da Cidade Online. Os dois artigos tiveram mais de 12 mil compartilhamentos no Facebook em pouco mais de 10 horas.O texto alega ainda que Greenwald teria sido transferido para o Hospital Samaritano, mas a unidade de saúde também nega que o jornalista esteja internado lá.
Nas redes sociais, o cofundador do Intercept se mantém ativo. Ele publicou uma série de tweets das 23h36 às 23h46 da quinta-feira, 25, e voltou a tuitar às 7h22 desta sexta-feira. O marido de Glenn, o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), também fez postagens para desmentir o boato. O autor do texto do Terça Livre, Allan dos Santos, diz que Greenwald teria sofrido um infarto.
O Estadão Verifica entrou em contato com o The Intercept Brasil, que preferiu não comentar sobre o boato.
Desde que o site fundado por Greenwald começou a publicar mensagens que teriam sido trocadas entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o procurador da força tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol, o jornalista americano tem sido frequentemente alvo de desinformação nas redes sociais. Um exemplo mais recente é o de sites que atribuíram a Glenn uma declaração sobre cogitar sair do País — o que não é verdade.
Este conteúdo foi selecionado para checagem por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook. Para sugerir verificações, envie uma mensagem ao número (11) 99263-7900.