Onze detentos fogem do presídio 470 em Porto Velho; cinco já foram recapturados

Onze detentos fogem do presídio 470 em Porto Velho; cinco já foram recapturados

Fuga aconteceu na Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, em Porto Velho — Foto: Hosana Morais/G1

Porto Velho, RO -Onze detentos fugiram do presídio Estadual Milton Soares de Carvalho, conhecido como 470, em Porto Velho na noite da última terça-feira (14).

A fuga aconteceu no início da noite, após o jantar. Até o momento cinco detentos já foram recapturados. Ainda não há atualizações sobre as circunstâncias da fuga.

Ao G1 o Sindicato dos Agentes Penitenciário de Rondônia (Singeperon) informou que faz um levantamento para apurar as fugas ocorridas na capital em 2019.

A Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia (Sejus) ainda não se posicionou sobre o caso.

Confira a cronologia de fugas em Porto Velho desde o início de 2019:

16 de maio - Onze detentos fugiram do presídio Estadual Milton Soares de Carvalho, conhecido como 470. Fuga aconteceu no início da noite, após o jantar.

2 de maio - Em 6ª fuga do ano em Porto Velho, três apenados fogem do presídio Urso Panda usando uma corda. Unidade comporta, atualmente, cerca de 900 presos e apenas 12 agentes penitenciários.

11 de abril - Cerca de 28 presos fogem do presídio Ênio Pinheiro em Porto Velho. O Estado ainda não encaminhou um posicionamento sobre o caso.

5 de abril – Sete presos fugiram do presídio Ênio Pinheiro, em Porto Velho. A informação foi confirmada pelo Singeperon.

2 de abril – Cerca de 11 presos conseguiram fugir do presídio Urso Panda, em Porto Velho. Ao todo, 15 agentes penitenciários estavam de serviço. O Urso Panda possuía na época pouco mais de 810 presos.

31 de março – Quase 30 presos fugiram do presídio Ênio Pinheiro. A Sejus não forneceu mais informações ao G1 sobre a fuga. Porém, em nota, disse que a Polícia Militar foi acionada para ajudar os agentes penitenciários de plantão.

23 de fevereiro – 10 presos fogem do presídio Ênio Pinheiro, por volta das 22h, conforme a Polícia Militar. Os detentos serraram três barras da cela onde estavam em um dos pavilhões da unidade prisional.