Porto Velho, RO - O juízo da 3ª Vara Criminal de Ariquemes condenou seis pessoas por organização criminosa. O bando era liderado por Clodoaldo Miranda Brizola, que também acabou condenado por furto qualificado. Além de Brizola a organização tinha como membros Douglas Henrique Bispo Nogueira, Eduardo José Correia da Silva, Anderson de Souza, Gabriel Meireles dos Santos e Ebenésio Lima Almeida.
O sexteto foi presso na Operação Carjacker, realizada em março desse ano Porto Velho, Ariquemes, Vale do Jamari e Cone Sul. O grupo roubava e furtava caminhonetes, caminhões e tratores em Rondônia e Acre e trocavam esses veículos por drogas na Bolívia. Antes disso, os veículos eram adulterados, levados para “desmanches” ou clonados em oficinas clandestinas na cidade de Guajará-Mirim.
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em 2020. As escutas telefônicas descortinaram o modus operandi da quadrilha. Sob o comando de Codoaldo Brizola, vulgo ´Aldo´, cada um tinha uma função no grupo, desde o ´fotógrafo´, até mesmo os executores do furto, e os batedores que davam proteção aos colegas durante a ação criminosa. Dos nove denunciados, três foram absolvidos.
Clodoaldo foi condenado a 9 anos e 9 meses de prisão no regime fechado; Douglas Henrique 5 anos e 16 dias no semiaberto; Anderson de Souza, 5 anos e 10 meses no semiaberto; Gabriel Meireles dos Santos 5 anos e 16 dias de multa no regime semiaberto; Ebenésio Lima Almeida 5 anos e 16 dias de multa. Eles não poderão recorrer da sentença em liberdade.