Porto velho, RO - O Dia das Mães está chegando e deve aquecer as vendas do comércio nas próximas semanas. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, 78% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período.
A expectativa é que mais de 122 milhões de brasileiros presenteiem suas mães neste ano. Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal, a data deve movimentar cerca de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.
O levantamento revela ainda que os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%), cosméticos (23%) e chocolates (19%). O ranking ainda é formado por flores (15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%). Já os itens que pesam mais no orçamento, aparecem com menos força, caso dos celulares (10%), eletrônicos (10%) e eletrodomésticos (8%).
De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, o consumidor deve ter consciência de quanto pode gastar para não se endividar.
“Apesar de que 34% dos entrevistados declararam que têm consciência, mas que vão acabar gastando mais do que eles podem. Então, aquelas pessoas que pretendem presentear mais do que as mães, ou seja, as esposas, as irmãs, enfim, outras mulheres da família, tem que ter a lembrança de que tem que fazer um cálculo bem feito para não criar problemas financeiros que, no fim, vão até desagradar as próprias pessoas que vão estar recebendo os presentes", disse.
Os shoppings, que se destacam pela variedade de opções, despontam como o principal centro de compra do Dia das Mães deste ano: mais de um terço, ou seja, 34% dos consumidores devem realizar a maior parte das compras nesse tipo de estabelecimento. A internet aparece na segunda colocação com 30%, seguida dos shoppings populares (18%) e das lojas de departamento (18%).
Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (52%), as promoções (40%) e a qualidade dos produtos (39%).
Outra constatação do estudo é que a maioria dos consumidores pretende não se endividar no Dia das Mães, dando preferência para o pagamento à vista (65%), sendo que em 45% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 22%, no cartão de débito.
O pagamento a prazo será escolha de quase metade (49%) dos entrevistados, sobretudo no cartão de crédito parcelado (25%) ou em parcela única também do cartão de crédito (18%). Entre os que dividirão as compras, a média será de quatro parcelas. Isso significa que o consumidor só vai se ver livre desse compromisso em meados de setembro.
A pesquisa ouviu mais de 700 consumidores, acima de 18 anos e de todas as classes sociais, nas 27 capitais do país.