Porto Velho, RO - Desenvolvidas pelo Finlay Vaccine Institute de Havana, as candidatas cubanas para a vacina contra a Covid-19 estão em estudos clínicos. Elas são baseados em um processo comum que é a obtenção do antígeno viral e a diferença mais notável entre as duas é que a Soberana 02 é uma vacina conjugada, em que o antígeno do vírus se liga quimicamente ao toxóide tetânico, de acordo com o instituto.
O diferencial da Soberana 02 constitui uma inovação sem precedentes dentro dos 249 projetos de vacinas que estão sendo realizados no mundo. Os especialistas do Instituto Finlay relatam que as vacinas conjugadas têm duas particularidades: induzem imunidade duradoura e os anticorpos gerados protegem contra a doença e previnem a colonização da orofaringe de pessoas vacinadas.
Os resultados da Soberana 01 são esperados para janeiro de 2021. Embora nenhuma reação adversa ou efeitos graves tenham sido observados até agora, o desempenho do ensaio e o processamento das amostras ainda precisam ser avaliados para ver se os anticorpos são realmente gerados. Por isso, a equipe de trabalho prevê que a população seja vacinada ainda no primeiro semestre do próximo ao, informa a Sputnik.