Porto Velho, RO - Inaugurada há 6 anos, a ponte sobre o rio Madeira, que liga Porto Velho ao Estado do Amazonas, através da BR-319, finalmente irá contar com o serviço de iluminação. A obra, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), será inaugurada hoje à noite pelo prefeito Hildon Chaves e entregue definitivamente à população.
A ponte, que se inicia a partir da rotatória do Porto Graneleiro até a entrada da Via Dnit. Nesse trecho foram implantados 105 postes, sendo 64 de ferro, 27 de concreto e 14 de fibra, perfazendo um total de 2 km de rede de iluminação pública via aérea, além da montagem de duas subestações de 75 kVa, utilizando lâmpadas de LED potência 150w, instaladas um total de 105 luminárias.
Segundo o prefeito, a obra trará muito mais do que segurança para os moradores, e do trânsito, mas já prepara o local para o crescimento da região, levando-se em conta o início das obras de asfaltamento da BR-319 que interligará definitivamente Rondônia ao Amazonas. “É uma obra de relevância para a capital, sem dúvida, e da qual devemos nos orgulhar muito”, diz o prefeito Hildon Chaves.
A escuridão da ponte trouxe muitos transtornos durante à noite, sendo palco de inúmeros acidentes, e até atentados a coletivos urbanos de passageiros e ocorrência de assaltos e outros delitos contra transeuntes que faziam a travessia à pé ou de bicicleta. A sensação de segurança vai aumentar e também a qualidade de vida dos moradores da outra margem do rio.