Porto Velho, RO - A Capital de Rondônia é o município com o maior registro de casos do Coronavírus no estado. Dos 124.663 casos de Covid-19 confirmados em Rondônia, 48.987 foram em Porto Velho. Entre os infectados, 37.513 pessoas foram recuperados da doença e 10.407 casos continuam ativos.
No último dia (23), o Prefeito da capital de Rondônia, Hilson Chaves afirmou que Rondônia vive um aumento no número de pacientes infectados e de mortes em decorrência das festas de final de ano. Diante da situação pacientes com Covid-19 tiveram que ser transferidos para outros estados.
Nesse domingo (31), o Governo de Rondônia publicou um novo decreto que define horário de circulação restrita de pessoas em vias e espaços públicos das 21 horas até às 6 horas do dia seguinte. E determina as atividades comerciais autorizadas no ato normativo vão funcionar com 30% capacidade de pessoas permitidas no local.
No mesmo dia alguns visitantes do Espaço Alternativo da Capital não se importaram com a quantidade de pessoas no local e com as regras de distanciamento social. Mesmo com o aumento do número de casos crianças jovens e adultos compareceram ao espaço de lazer e exercícios físicos.
Taila Verlingue contou que se surpreendeu com a quantidade de pessoas no local. “Fui bem cedo umas 16 hs estava vazio ainda. Já as 17h começou a lotar e eu resolvi vir embora. Tinha muita muita gente. As coisas estava vendendo normal, pipoca dindim, água de Coco, Pula Pula. Como se não existisse coronavírus. Várias pessoas e crianças sem máscaras. Quis vir embora logo, quando vi que estava aumentando as pessoas. Acho que se existisse fiscalização as pessoas estariam mais receosas em ir até o local”, disse.
Nas últimas 24hs, Porto Velho registrou 266 novos casos da Covid-19.