Porto Velho sedia treinamento para instrutores de trânsito e profissionais de Centros de Formação de Condutores

Porto Velho sedia treinamento para instrutores de trânsito e profissionais de Centros de Formação de Condutores

Porto Velho, RO - Assim como ocorreu em Ji-Paraná no mês de julho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está realizando nesta semana, de 5 a 7, na sede do Instituto Federal de Educação (Ifro), em Porto Velho, o treinamento de atualização extraordinário, dirigido aos Instrutores de Trânsito e outros profissionais ligados aos Centros de Formação de Condutores, visando aprimorar a formação, bem como elevar os índices de aproveitamento nos cursos teóricos e práticos realizados pelos mesmos.

Ao lado do controlar regional de trânsito, Francisco Carlos Nascimento, o titular da DTHMET, Hassan Hijazi, explicou que o treinamento atende a uma exigência do Contran

De acordo com o diretor técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito da autarquia (DTHMET), Hassan Mohamad Hijazi, é preciso esclarecer que o objetivo do treinamento é aprimorar e melhorar a prestação de serviços, sem qualquer intenção de penalizar quem quer que seja. “Pelo contrário, queremos estreitar mais nossas relações e ampliar a parceria, por um trânsito mais humano e com baixos índices de violência”.

O diretor explicou que o projeto de treinamento, na verdade, atende ao que estabelece a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – nº 358/2010, que em seu art. 11, §3º estabelece as diretrizes básicas acerca da renovação do credenciamento dos CFC, sendo levado a efeito pelo Detran Rondônia, por meio da Portaria nº 1406/2012/GAB/DETRAN/RO, art. 14, com a orientação e aval do diretor-geral do Detran, Neil Gonzaga, que defende a aplicação dessas normas e de todas as iniciativas da área pedagógica como meios adequados para educar e para construção de um trânsito responsável e de baixos índices de acidentes e mortes.

Hijazi fez ver que as disposições da Portaria do Detran têm toda similaridade com o dispositivo legal do Contran, que prescreve: “persistindo o índice de aprovação inferior ao estabelecido no “caput” deste artigo, após decorridos 3 (três) meses, os instrutores e os diretores do CFC deverão participar de treinamento de reciclagem e atualização extraordinários sob a responsabilidade do Detran”.

De acordo com o controlador Regional de Trânsito Detran, Francisco Carlos Nascimento, que também coordenou o treinamento em Ji-Paraná de 23 a 25 de julho, este projeto vem sendo realizado em forma de oficinas com orientações didático-pedagógicas, e aspectos psicológicos da aprendizagem e avaliação no trânsito. Ele disse ainda que há um trabalho visando a reformulação do banco de questões teóricas e de alteração do manual de exame, para este semestre.

Em suas palavras na abertura do treinamento, o titular da DTHMET lembrou quer pelo menos 28 autoescolas poderiam ser descredenciadas, por não atingirem o índice mínimo de aprovação, e que este fato justifica perfeitamente a realização do curso. “Não estamos aqui para punir ninguém”, disse Hijazi, destacando a importância de se recuperar o papel das autoescolas e resgatar o sentimento de parceria com a autarquia e com a sociedade.

Pesca Esportiva