Prefeitura de Cacoal construirá leito de secagem na lagoa de tratamento de esgoto do SAAE

Prefeitura de Cacoal construirá leito de secagem na lagoa de tratamento de esgoto do SAAE

Porto Velho, RO - A prática do lançamento de resíduos de qualquer natureza no meio ambiente é coibida pela lei CONAMA Nº 430/11 do Ministério do Meio Ambiente.

A Prefeitura de Cacoal analisando os parâmetros de acordo com a resolução mencionada identificou-se a necessidade de projetar um sistema de secagem para retirada dos resíduos de terra e areia (lodo) da lagoa de tratamento de esgoto do Serviço de Água e Esgoto (SAAE).

A lagoa de tratamento de esgotamento sanitário possui uma capacidade de 194,95 m,  e uma área de 811,50 m², com 104 km de rede atendendo 72% do município, que inclui residências e comércios de Cacoal.

Com a construção do leito de secagem, no momento da limpeza, a água será canalizada para outros reservatórios e, posteriormente, voltará para a lagoa de origem para novamente ser tratada e devolvida para a natureza. O lodo retirado passará pelo processo de secagem para ser descartado adequadamente, podendo ser usado também na agricultura como adubo.

Será contratada uma empresa especializada para realizar a obra de construção do leito de secagem e terá um custo total de R$ 220.000,00 mil reais, oriundos de aplicações financeiras da obra de esgotamento da bacia C e é proveniente de recursos do Governo Federal por intermédio da Caixa Econômica Federal.

A abertura da licitação será dia 10 de junho de 2020.