Prefeitura entrega certificados do projeto Artesão Sustentável

Prefeitura entrega certificados do projeto Artesão Sustentável

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho entregou na noite de segunda-feira (25) certificados a 80 participantes do projeto Artesão Sustentável, iniciativa da Subsecretaria Municipal Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). O evento de encerramento do curso aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Rondônia (Senac).

Através do projeto, a prefeitura ofereceu gratuitamente um curso de capacitação com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável dos artesãos locais, incentivando o empreendedorismo, de forma que os artesãos receberam orientações de como desenvolver e administrar seu negócio, utilizando técnicas e mecanismos tecnológicos, gerando novas oportunidade de negócios.

O uso das mídias sociais foi o ponto principal do curso, com oficinas que trabalharam a qualidade do material apresentado a clientela, a promoção dos produtos, entre outros recursos que podem ser utilizados.

“Desde o início da gestão do prefeito, uma das grandes preocupações que ele tem tido é com relação ao fantasma do desemprego e nesse contexto a gente trabalha em duas vertentes: uma na qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e a outra é a qualificação para aquelas que já estão na informalidade, como é o caso dos artesãos”, explicou o subsecretário da Semdestur, Euzébio Lopes.

O projeto foi executado pela equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Profissional – IDESP, empresa contratada via chamamento público para a aplicação das palestras, oficinas, workshop e exposições.

Esta foi a primeira turma de artesãos capacitada. Com o sucesso, a Semdestur planeja abrir novas turmas no próximo ano, desta vez voltadas a panificação e corte e costura, atingindo assim as donas de casa.