Porto Velho, RO - Reaberto e decorado para a programação festiva “Natal Luz”, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) tem atraído diversos visitantes diariamente. Apesar dos esforços em manter o local limpo e agradável aos frequentadores, o local e a ornamentação têm sido alvos de depredação.
Prefeitura acionou Emdur após registros de depredações
Os acontecimentos motivaram o prefeito Hildon Chaves a fazer um apelo nas redes sociais para que a população preserve a decoração e também a estrutura da praça, recém-reformada. “Com decorações interativas e prontas para registrar belíssimos momentos de recordação, nosso cartão-postal natalino está sendo depredado. Diversas bolas de árvores estão sendo espalhadas pela praça, além da retirada das luzes pisca-pisca”, comentou o prefeito.
No início dessa semana, a Prefeitura solicitou à Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) a reorganização das luzes, alertando para o risco. “Não entrem em decorações que não são interativas. Não passem pelo meio dos fios das luzes, pois, além do estrago, vocês correm sério risco de choques de alta voltagem”, reiterou Hildon.
A Prefeitura reforça, ainda, o apelo aos pais e responsáveis para que se atentem ao visitar o complexo com crianças. Além do risco, os danos geram custos aos cofres públicos. O investimento total da ornamentação da cidade é de cerca de R$ 1,2 milhão, fruto de recurso próprio da gestão municipal, convertido para que a decoração natalina seja mantida ao longo de todo o mês de dezembro, sob a responsabilidade da empresa vencedora da licitação.
A ornamentação da EFMM pode ser vista de perto até o dia 6 de janeiro, das 17h às
22h.