O dia 11 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 11 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 11 DE MARÇO!

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Rim. Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo. Católicos lembram São Constantino, Santo Eulógio e São Sofrônio. 

FATOS

105 a.C.- Ts’ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, mostras de papel pela primeira vez.

1535 – Fundada oficialmente a cidade de Olinda, em Pernambuco

1572 – Publicação de Os Lusíadas, poema épico do português Luis de Camões.

1641 — O exército de guaranis, organizado pelos jesuítas espanhóis, derrota uma bandeira de escravistas paulistas na batalha de M'Bororé.

1778 — Assinado o Tratado de El Pardo. Portugal cede territórios na África à Espanha em troca de territórios espanhóis na América do Sul, que serão anexados ao Brasil.

1931 – Josef Stálin, líder da União Soviética proíbe a venda de Bíblias.

1942 - O presidente Getúlio Vargas declara guerra ao “eixo” e decreta o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos.

1894 – Inicia-se a venda de Coca-Cola em garrafas. 1986 - Este dia marca um milhão de dias desde a fundação do Império Romano, no dia 21 de abril de 753 a.c.

Em 1999 - Pane elétrica numa subestação de Bauru, causou um blecaute no Paraguai e 70% do Brasil. Onze Estados brasileiros ficaram às escuras.

FOTO DO DIA

Câmara Municipal de Porto Velho, legislatura 1973/77, bancada do MDB; vereadores Osmar Vilhena, Luiz Lessa, Abelardo Castro, Cloter Mota e Paulo Struthos, época de eleição proporcional. Vilhena tinha um programa muito popular na Rádio Caiari, o que lhe valeu uma “montanha” de votos e permitiu a eleição dos quatro outros membros da bancada emedebista, a majoritária (a Arena fez quatro vereadores), mas Vilhena acabou cassado com os votos dos quatro que elegeu, segundo muitos por pressão do deputado federal Jerônimo Santana que estaria temeroso do prestígio político eleitoral de Vilhena. Em 1974, no breve período em que a TV-Cultura ficou no ar, ele comandava um programa de auditório imitando a “Buzina do Chacrinha”, onde as atrações eram as “osmaretes”. Em1986, outra vez pretendente a uma vaga na  lista do MDB a deputado estadual, ficou de fora da inicial e foi candidato, e eleito, porque um financiador do partido fez pressão. Em 1989 Osmar Vilhena, pioneiro na locução de rádio em Porto Velho,  foi um dos 24 deputados que assinaram a Segunda Constituição Estadual de Rondônia.