O dia 13 de janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 13 de janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
[email protected]

BOM DIA 12 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Leonismo. Ano Novo na Rússia 2º o calendário Juliano
Católicos lembram Santo Hilário de Poitiers

RONDÔNIA

1961 - O presidente JK inaugura a rodovia BR-29 (depois BR-364), ligando Cuiabá (MT) a Porto Velho e daí a Rio Branco, AC

BRASIL

1750 – Confirmado o Tratado de Madri, alterando o Tratado de Tordesilhas, e ampliando grande parte do território brasileiro.

1937 – O presidente Getúlio Vargas cria por decreto o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), a partir de 1970 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

1825- Frei Caneca é fuzilado por sua participação na Confederação do Equador.

1937- Inaugurado o Museu Nacional de Belas Artes, no RJ.

1972- Henrique Costa Mecking, o Mequinho, é 1º brasileiro a se tornar mestre de xadrez. 

MUNDO

1888 — Fundada a National Geographic Society, nos EUA.

1910 — Primeira transmissão ao vivo, por rádio: apresentação das óperas Cavalleria rusticana e Pagliacci, pela rádio da Metropolitan Opera House (EUA).

1999 -  Michael Jordan, tido como o maior jogador da história do basquete, anunciou a aposentadoria.  

FOTO DO DIA

O Botafogo rondoniense deixou o futebol ainda na fase amadora, mas tem uma marca importante: em 1974 foi campeão do então Território Federal quando era presidido pela senhora Maria de Nazaré, que substituiu o marido, José Camacho, por determinação da federação local que alegou a impossibilidade da agremiação continuar presidida por um boliviano, segundo José Camacho Filho, o garoto à esquerda da foto.  A família foi levada à paixão pelo clube através de seu pai, que se apaixonou pelo clube ao assistir um jogo em que os juvenis jogaram na preliminar, e, terminada a partida, deram as camisas suadas aos titulares. Durante muitos anos a sede do Botafogo, que ocupa uma quadra inteira em Porto Velho, promovia o melhor carnaval de clubes da cidade e seu parque aquático era o mais procurado da capital rondoniense. Atualmente o “Clube da Estrela Solitária” mantém escolinhas desportivas e uma academia de Educação Física.