O dia 14 de janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 14 de janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
[email protected]

BOM DIA 14 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Enfermo, Dia do Treinador de Futebol. Dia de Ano Novo – para os sérvios ortodoxos 
Católicos lembram Santa Verônica de Binasco, Santa Macrina Mr,  São Félix de Nola, São Pedro Donders, São Fulgêncio de Cartagena

RONDÔNIA

1942 – O 2º tenente da Marinha, Emiliano de Melo Sampaio, instala em Porto Velho a Agência da Capitania dos Portos à Rua Barão do Rio Branco 534.

BRASIL

1892 – Nasce Martin Niemöller, pastor alemão, líder da resistência ao nazismo, a quem é atribuído o poema  "Depois eles vieram pelos judeus, e eu não protestei porque não era judeu.".

1898 — Nasce Juarez Távora, militar e político, chamado “Rei do Norte” durante o primeiro período Getúlio Vargas.

1926 – Nasce o jogador Baltazar, apelidado “Cabecinha de Ouro”, tal a facilidade de concluir jogadas aéreas.

1974- O general Ernesto Geisel é escolhido para presidir o Brasil e em seu governo inicia o processo de “abertura política.

MUNDO

1876 — O telefone é patenteado por Alexander Graham Bell. 1973 — Transmitido via satélite, o concerto de Elvis Presley, Aloha from Hawaii, bate o recorde da mais assistida  na história da televisão.

FOTO DO DIA

Idealizada pelo bispo Dom Xavier Rey, desde a década de 1930, ainda como padre, atuando no Vale do Guaporé/Mamoré, a Catedral de Nossa Senhora do Seringueiro, sediada em Guajará-Mirim, foi inaugurada em dezembro de 1971.

Segundo o historiador Anísio Goraieb, sua construção demorou 16 anos, e o novo templo substituiu a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que se tornara pequena para o grande número de fiéis.

A consagração ao Seringueiro, conforme Dom Rey, foi parra fortalecer a fé de milhares de famílias que dedicavam suas vidas à busca da seringa. Daí ter a Catedral, em seu interior, “imagens e gravuras que retratam a principal atividade na região na época da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e durante muitos anos depois, o Seringueiro”, lembra Goraieb. Na foto de cima a catedral em construção em 1966 e na seguinte como é atualmente.