O dia 22 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 22 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA   

Lúcio Albuquerque
[email protected]

BOM DIA 22 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE

Dia Nacional de Ação de Graças (instituído em 1949 pelo presidente Eurico Dutra). Dia Internacional do Músico. Dia da Comunidade Libanesa no Brasil. 
Católicos lembram Santa Cecília, padroeira dos músicos, da música e dos cantores. 

RONDÔNIA

O governador Humberto Guedes instala, em 1977, o município de Ji-Paraná, novo nome da localidade que antes foi chamada de Urupá, Presidente Pena e Vila Rondônia. O primeiro prefeito, nomeado, foi o funcionário público Walter Bartolo. 

BRASIL

1842 – Inaugurada, no bairro de Santa Cruz (RJ) a 1ª agência dos Correios do Brasil. 1910 – Liderados pelo marinheiro João Candido, o Almirante Negro”, marinheiros a bordo de vários navios de guerra, iniciam revolta contra punições por  chibatadas, movimento conhecido como Revolta da Chibata. 1979 – Restabelecido o pluripartidarismo, extintos o MDB e da Arena.

FATOS

1497 – O explorador português Vasco Da Gama descobre o Cabo da Boa Esperança.

1928 – A mais famosa música de Joseph-Maurice Ravel “Bolero”, é apresentada pela 1ª vez.

1963 – Lançado o disco With the Beatles, o único álbum duplo da banda.

1963 – O presidente John F. Kennedy, torna-se o 4º presidente norteamericano assassinado no cargo, em Dallas, no Texas.

1990 – Na Inglaterra, a conservadora Margaret Thatcher renuncia ao cargo de Primeiro Ministro após 11 anos e meio de mandato.

FOTO DO DIA

Instalado, como município, a 22 de novembro de 1977, Ji-Paraná, uma das localidades onde, entre 1907 e 1909, o Marechal Rondon instalou postos telegráficos, passou a ser município em 11 de outubro de 1977, quando o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei nº 6.448, que extinguiu o nome de Vila Rondônia. Na data da instalação, há 44 anos, a “Vila” contava em torno de 50 mil habitantes e já era a maior cidade rondoniense no interior. A nova unidade do Território foi desmembrada de Porto Velho, e já contava com uma organização formada por moradores da localidade, a Savir – Sociedade dos Amigos de Vila Rondônia e uma atividade comercial bem forte que a destacava dos outros até então distritos, incluindo agências bancárias. Na foto, vista aérea de Ji-Paraná em 1977.