Os benefícios dos esportes da mente para a saúde e para o dia a dia

Os benefícios dos esportes da mente para a saúde e para o dia a dia

Já é de conhecimento geral que a prática de esportes traz uma série de benefícios à saúde, com estimativas de que a atividade física aumentam a expectativa de vida em até seis anos, de acordo estudo da Queen’s University, no Canadá. Porém, o que muitos não sabem é que esporte não necessariamente envolve exercício físico – e nem por isso os benefícios no dia a dia não podem ser observados.

Existem os chamados esportes da mente, encabeçados por modalidades como jogos de cartas (sendo poker e bridge os mais populares), xadrez e damas, por exemplo. Dessa forma, se esportes tradicionais como futebol, vôlei, basquete são essenciais para desenvolvimento muscular, os esportes da mente deixam o “cérebro” mais afiado e pronto para situações comuns do cotidiano, como tomadas de decisões.

Essa foi uma conclusão de um estudo publicado na revista especializada “JAMA Neurology”, que também atestou que jogos de cartas, protegem o cérebro do envelhecimento e atenuam o declínio mental e o risco de doenças, como por exemplo o Mal de Alzheimer. A pesquisa analisou cerca de 2 mil pessoas com mais de 70 anos, e constatou que aqueles que mantém o cérebro ativo em atividades como baralho e xadrez tiveram entre 20% a 30% menos risco de desenvolver comprometimento mental durante os quatro anos de estudo.

Poker

A modalidade mais popular – e que também traz mais benefícios ao cérebro - é o poker, reconhecida como esporte da mente há mais de uma década. Além do entretenimento e, em muitos casos, das premiações em dinheiro, praticar poker entre amigos ou até mesmo em sites reconhecidos, como o partypoker, traz uma série de ganhos de habilidades úteis no dia a dia.

Por ser um esporte que lida com incertezas o tempo todo, os bons jogadores de poker tendem a antecipar melhor as situações no mundo dos negócios, investimentos e até nas relações interpessoais.

Essa “habilidade” é fundamental no processo de tomada de decisão e também vem acompanhada de outras características intrínsecas ao bom jogador de poker, como capacidade de raciocínio rápido, paciência e observação.

O poker também traz lições para a vida financeira, uma vez que gerenciar a banca e lidar com perdas no esporte são situações às quais os jogadores estão bastante habituados. O jogo também lida constantemente com riscos, algo intrinsicamente ligado ao mundo dos investimentos, por exemplo.

Xadrez

Outra modalidade bastante popular dos chamados esportes da mente, o xadrez é amplamente praticado no Brasil e traz uma série de benefícios ao cérebro.

Uma das principais vantagens é o aprimoramento da capacidade de concentração, o que pode ser muito útil em um mundo cada vez mais imerso no universo das redes sociais, smartphones e outras tecnologias que geram enorme dispersão dos indivíduos em meio a atividades mais importantes como trabalho e estudo. A concentração é fundamental em uma partida de xadrez, uma vez que os jogadores precisam prever movimentos adversários o tempo todo e, como isso, alterar a estratégia.

A prática do xadrez também está relacionada ao fortalecimento da memória, já que é preciso memorizar alguns movimentos. Há também estudos relacionam o xadrez ao quociente de inteligência (QI), ou seja, quem pratica o esporte tende a ser mais inteligente. O jogo também aumenta a criatividade, estimula os dois lados do cérebro e fortalece as ligações neurais.

Por essas e outras razões, a prática de jogos como xadrez e damas são bastante indicadas para crianças, uma vez que auxiliam no desenvolvimento cerebral e forma adultos mais concentrados, criativos e com maior capacidade de tomar decisões assertivas.

Mas os esportes da mente não têm idade, e seus benefícios podem ser sentidos por todos aqueles que praticam, independentemente da faixa etária. Afinal, não são apenas os músculos que precisam ser treinados e estimulados...