Porto Velho, RO - O vereador Marcelo Reis (PSDB) confirmou estar infectado pela Covid-19, junto com sua esposa que está internada com sintomas da doença.
OUTROS VEREADORES
Pelo menos quatro vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho estão positivados para o Covid-19. O anúncio foi feito pelos próprios vereadores infectados durante a sessão remota (por videoconferência) realizada nesta segunda-feira. São eles: Alexs Palitot (PTB), Paulo Tico (Avante), Márcia Socorrista (PP) e Edmilson Dourado (Avante).
Todos estão em quarentena e aparentemente com quadro estável, cumprindo os protocolos e pois não há notícia de que se internaram ou tiveram complicações. A infecção dos vereadores veio uma semana após a própria Câmara Municipal baixar uma Resolução determinando restrições para entrada e saída de pessoas na Câmara e suspender atendimento nos gabinetes dos vereadores.
O assunto COVID-19 foi um dos assuntos dominantes do debate da sessão extraordinária desta segunda-feira no Legislativo. Uma das pautas foi a votação e aprovação do projeto que autoriza o Município a adquirir vacinas para enfrentamento da Covid-19. Segundo os vereadores a aquisição necessita de aprovação legialtavia e segue os mesmos parâmetros estabelecidos pela Câmara e Senado Federal.
Na semana passada, o prefeito Hildon Chaves já havia firmado em Brasília um protocolo de intenções para aderir ao consórcio público que será instituído pela Frente Nacional de Prefeitos para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.
RESOLUÇÃO
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou nesta segunda-feira 08.03 a Resolução 646/2021 suspendendo todas as suas atividades administrativas e legislativas até o dia 14 de março de 2021. A decisão da Mesa Diretora se deu em função do agravamento da pandemia e amparado pelo Decreto Estadual 25.853/2021, que trata do distanciamento social em Rondônia e outras ações para o enfrentamento ao COVID-19.
Segundo a Resolução, os trabalhadores estão dispensados do trabalho presencial e não haverá expediente nos gabinetes durante a vigência da Resolução. Além disso, estão proibidas a entrada de pessoas nas dependências do Legialtivo, à exceção dos vigilantes e servidores que forem para a realização de serviços para execução extraordinários ou inadiáveis convocados pelo presidente.
O artigo 2º da Resolução prevê ainda que as sessões plenárias poderão ser realizadas excepcionalmente por convocação a qualquer momento pelo presidente da Casa, através de aplicativos, para a deliberação de matérias que exijam o pronunciamento urgente do Poder Legislativo ou que possua elevado e inadiável interesse público.
Porto Velho: Vereador Marcelo Reis confirma Covid-19, atividades na Câmara estão suspensas até domingo
