Programa Primeiros Passos Porto Velho é implantado nas escolas municipais

Programa Primeiros Passos Porto Velho é implantado nas escolas municipais

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, em cumprimento à Meta 1 do Plano Municipal de Educação, implantou na terça-feira (13), o Programa Primeiros Passos Porto Velho nas escolas de educação infantil do município.

 

O objetivo do é organizar as ações desenvolvidas com foco na primeira infância

 

O objetivo do é organizar as ações desenvolvidas com foco na primeira infância

 

O lançamento do programa foi virtual, através do canal DIFOR DPE-SEMED-PVH, no You Tube, e reuniu aproximadamente 400 profissionais da educação.



O objetivo do programa é organizar as ações desenvolvidas com foco na primeira infância e apoiar de maneira estruturada o desenvolvimento integral da criança.

 

Com ele, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) busca a melhoria e ampliação da oferta de vagas e condições de permanência das crianças nas escolas. A iniciativa atende orientações do prefeito Hildon Chaves e do vice Maurício Carvalho.



O Programa Primeira Infância envolve todas as crianças da Educação Infantil, que vai desde a Creche II e III, Pré I e Pré II.



Arte do programa Primeiros Passos

 

Arte do programa Primeiros Passos

 

As ações desenvolvidas pela Secretaria e pelas unidades escolares municipais contarão com a construção e ampliação de novas escolas, manutenção dos prédios já existentes, material de apoio pedagógico, aquisição de novos equipamentos mobiliários, distribuição de kits escolares, oferta da Escola Virtual com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e formação continuada dos profissionais da educação.



VAGAS



Em 2017, a oferta de vagas era de 4.209 mil. Em 2021, saltou para 5.026 mil. O aumento da oferta é decorrente da reestruturação das ações nas escolas e a ampliação de 27 novas salas de aulas em 2020, o que corresponde a 54 novas turmas disponibilizadas para o ano letivo de 2021.

 


Entre 2017 e 2020, os profissionais atuantes na formação dos pequeninos participaram 209 formações, sendo que algumas foram destinadas também a profissionais de outras redes de ensino. O investimento faz parte do projeto de formação continuada que a Semed oferece aos profissionais do município.



Com a implantação do programa, a Semed distribuirá 33 novos parquinhos

 

Com a implantação do programa, a Semed distribuirá 33 novos parquinhos

 

Nos últimos anos, a Prefeitura entregou kits pedagógicos, contratou novos professores e outros profissionais de educação, adquiriu novos kits escolares, novos acervos bibliográficos, ampliou e construiu novas unidades escolares e adquiriu novas mobílias.



“O programa é importante porque marca de forma exitosa os 100 primeiros dias de trabalho da Secretaria Municipal de Educação nessa nova gestão. A partir deste mês, entregaremos 33 unidades de parques para 33 escolas de educação infantil através do programa, que também prevê a expansão da rede de escolas infantil, o que proporcionará o aumento do número de vagas”, explica a secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros.



Com a implantação do Programa Primeiros Passos Porto Velho, a Semed distribuirá 33 novos parquinhos para as unidades escolares infantis. Cada um é composto por balanço, túnel lúdico, gira-gira, casa de bonecas, escorregador e gangorra.