Resgatada no Rio há dois anos, garota de 22 anos surta e tenta pegar carona na BR 364; CAPS mobiliza equipe

Resgatada no Rio há dois anos, garota de 22 anos surta e tenta pegar carona na BR 364; CAPS mobiliza equipe

Porto Velho, RO - Na manhã desta terça-feira, 15, o Folha do sul on line recebeu imagens de uma mulher que estaria “surtada” no posto fiscal que fica no Mato Grosso, pouco depois da divisa daquele Estado com Rondônia.
 
O site ligou para a unidade e confirmou que, de fato, a jovem, que tem 22 anos, estava perambulando por ali, antes de embarcar num caminhão com destino a Comodoro, cidade do Mato Grosso a 110 km de Vilhena. Pouco depois, ela voltou, a bordo de outra carreta.
 
A reportagem também descobriu que uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Vilhena, foi mobilizada para resgatar a paciente, que anda bem vestida. Por trás do surto, no entanto, existe uma histórica dramática.
 
A mulher, que havia passado a infância no Rio de Janeiro, se mudou com a família para Vilhena. Mais de dois anos atrás, no entanto, ela fugiu de casa e retornou à terra natal. Os parentes conseguiram localizá-la e trazê-la novamente, mas ela sempre desaparece, em virtude da doença mental. Segundo avaliações preliminares, o quadro da personagem é de esquizofrenia, estágio avançado do transtorno.
 
A idéia é trazê-la e levá-la para o Hospital Regional de Vilhena, mas se a jovem resistir à medicação, como sempre faz, será transferida para a ala psiquiátrica do Hospital de Base, em Porto Velho.
 
Por reagir às abordagens feitas por profissionais de saúde mental, a garota não está recebendo tratamento, o que explica suas fugas e surtos. “Ela não se reconhece como doente e, portanto, não aceita o tratamento”, disse uma profissional que acompanha o caso.