O dia 15 de setembro na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 15 de setembro na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 15 de SETEMBRO!

RONDÔNIA:

1980 – Uma multidão recebe com muita festa o time do  Ferroviário portovelhense,  campeão do Copão da Amazônia de futebol, disputa realizada em Macapá. O torneio reunia os campeões dos Territórios de Amapá, Roraima, Rondônia e do Estado do Acre.

COMEMORA-SE:

Dia do Cliente. Dia Nacional do Musicoterapeuta. Católicos lembram Nossa Senhora das Dores, São Nicomedes, Santa Catarina Fieschi, São Dionísio e Santa Maria Crucificada de Rosas.

FATOS:

1765 – Nasce o principal poeta arcadista da língua portuguesa, José Maria Barbosa du Bocage.

1835 — O HMS Beagle, com Charles Darwin a bordo, chega às Ilhas Galápagos. O navio aterra em Chatham ou San Cristobal, a parte mais oriental do arquipélago.

1903 - Foi fundado o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. O primeiro presidente foi Carlos Bohrer.

1928 - O cientista Alexander Fleming anunciou a descoberta.

1935 — Hitler edita as Leis de Nuremberg retirando dos judeus alemães sua cidadania.

1940 — Segunda Guerra Mundial: o clímax da Batalha da Grã-Bretanha, quando a Força Aérea Real abate grande número de aeronaves da Luftwaffe.  Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais, parte para a guerra na Itália.  

1962 — O navio soviético Poltava se dirige a Cuba, um dos eventos que movimentam a Crise dos mísseis de Cuba.  

2008 — O banco norte-americano Lehman Brothers declara falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009. 

FOTO DO DIA:

Museu Rondon, em Ariquemes (a 200 KM de carro pela rodovia BR-364 a partir de Porto Velho). O museu é Municipal e fica no Bairro Marechal Rondon, antiga Vila Velha, em prédio próximo ao local onde o bandeirante atracava suas canoas quando vinha no sertão amazônico. No local são vistas fotos antigas, filmes da época, relatos e entrevistas de pioneiros, e a passagem do marechal pelo local, nos primeiros 10 anos do Século XX, quando Ariquemes ainda pertencia ao Estado de Mato Grosso. O Museu Rondon funciona de Segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.