Ômega 3 pode ajudar no controle da ansiedade

Ômega 3 pode ajudar no controle da ansiedade

Porto Velho, RO - Com uma rotina cada vez mais corrida e caótica, principalmente nas grandes cidades, a ansiedade e a depressão têm se tornado cada vez mais frequentes na vida de todos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo. São 18,6 milhões de cidadãos com o transtorno, ou seja, 9,3% da população. Os casos têm chamado tanta atenção, que o Governo de Rondônia ampliará o atendimento prioritário à saúde mental dos seus servidores a partir de 2020.

Nesse cenário, a cada dia aumenta e preocupação e surgem mais maneiras de cuidar da saúde mental. Exercícios físicos, alimentação, acompanhamento psicológico, apoio familiar, leitura, tempo longe das telas, reposição de vitaminas essenciais para o corpo, tudo isso torna-se cada vez mais necessário na rotina de todos.

Ômega 3

O Ômega 3 já é o queridinho de pessoas que se preocupam com a prevenção de doenças há muito tempo. Conhecido como “gordura do bem”, é do tipo “poli-insaturada” e compõe a família de ácidos graxos. Seu principal benefício é a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. Porém, para além disso, a capacidade do suplemento de aumentar a dopamina no cérebro, o que diminui a sensação de ansiedade e medo, tem sido cada vez mais estudada.

Os efeitos do Ômega 3 em pacientes com ansiedade tem sido cada vez mais estudados por pesquisadores do mundo todo. Os resultados mostram que o suplemento pode ser capaz de aumentar a dopamina no cérebro e, assim, diminuir a sensação de ansiedade e medo.

Segundo análise publicada na revista internacional JAMA em setembro deste ano (2019), que selecionou 19 artigos sobre o tema, a suplementação com Ômega 3 foi associada à redução das queixas de crises de ansiedade. Os resultados não são conclusivos, mas é um grande avanço.

Cuidando da saúde mental

Além de cuidar da alimentação, outras dicas para ajudar a diminuir a ansiedade e a depressão são:

●       Pratique atividades físicas;

●       Controle a respiração – existem diversos exercícios que podem ser feitos na hora da crise que ajudam a acalmar a mente;

●       Tenha um hobby;

●       Tire um tempo para se cuidar;

●       Leia mais;

●       Faça passeios ao ar livre;

●       Tenha contato com a natureza;

●       Organize seu dia com listas;

●       Delegue mais tarefas;

●       Durma e acorde todos os dias no mesmo horário;

●       Tome chás de cafeína;

●       Diminua o consumo de café;

●       Medite;

●       Ouça músicas alegres;

●       Veja filmes que te coloquem para cima;

●       Coma menos açúcar.

É importante ressaltar que a suplementação não deve ser feita sem orientação de um especialista, bem como outros tratamentos para tratamento de ansiedade.