Operações intensificam o combate ao desmatamento e queimadas em Rondônia

Operações intensificam o combate ao desmatamento e queimadas em Rondônia

Porto Velho, RO - Com o intuito de combater o desmatamento e queimadas em Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realiza operações contra crimes ambientais. Neste mês, a Sedam participa da Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo governo federal, com ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais nos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Segundo informações da coordenadoria de Proteção Ambiental (Copam) da Sedam, todos os envolvidos da Operação Verde Brasil estão em campo, resultando em madeiras apreendidas e multas emitidas às empresas que estavam realizando delitos ambientais. As madeireiras estão com suas atividades paralisadas até completar a verificação da documentação.

A Copam informou ainda que a Sedam vem realizando operações de combate ao desmatamento e queimadas, e a Operação Verde Brasil intensificou ainda mais os trabalhos de monitoramento e fiscalização. Estão sendo realizadas as operações Dragas, que combate à extração irregular de minérios no rio Madeira; Hiléia, que combate ao desmatamento e previne queimadas; e a Iara, que combate à pesca predatória em todas as bacias hidrográficas do estado de Rondônia, além de proteger os berçários de peixes.

Todas as operações de fiscalização e monitoramento realizadas em Rondônia contam com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental que, junto à Sedam, não tem medido esforços para combater os crimes ambientais.

Mesmo com a pandemia do coronavírus, a proteção ambiental foi definida como um dos serviços essenciais para a preservação dos rios, lagos, matas, e unidades de conservação, com o objetivo de proteger e garantir a preservação dos recursos naturais de Rondônia.

A Operação Verde Brasil 2 tem apoio de agentes de fiscalização da Sedam, Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Defesa Civil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Forças Armadas (Exército Brasileiro, Aeronáutica, Polícia Federal).