Órgãos públicos definem ações para combater queimadas em Ji-Paraná

 Ji-Paraná - RO Órgãos públicos de Ji-Paraná (RO), cidade a 370 quilômetros de Porto Velho, se mobilizam para combater queimadas no município. O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) participaram de uma reunião na última quarta-feira (6), para definir ações de conscientização e combate aos focos de incêndio.

Os trabalhos de conscientização e punições serão mais efetivos, segundo informações da Sedam e Semeia. As ações de conscientização acontecem na cidade desde 2013. Neste ano, os trabalhos devem continuar com palestras e ações voltadas para a educação ambiental, de acordo com secretária da Semeia, Laline Garcia Gomes.

"Quando recebermos a denúncia, vamos até o local e constataremos se houve a queima. Constatado o crime, o proprietário será localizado e responsabilizado por não manter o local limpo. Se for ele quem colocou fogo, será punido por queima e falta de limpeza na propriedade", diz a secretária.

As multas aplicadas para quem é responsável por queimadas variam. A população pode ser responsabilizada inclusive por pequenas queimadas de lixo em casa. Segundo a gerente regional da Sedam, Kátia Casula, as punições pelo crime devem ser mais efetivas, neste ano. "Há necessidade de entrarmos com as punições para que a pessoa entenda, de uma vez por todas, que a lei não autoriza esse tipo de ato", afirma a gerente.
A partir deste ano, não será mais permitida nenhum tipo de queimadas, nem mesmo as controladas, segundo explica Casula. A secretaria entendeu que não havia controle durante a ação e o fogo invadia áreas de preservação permanente.


Órgãos se unem para combater queimadas rurais
e urbanas.

"Os proprietários deverão pedir limpeza à Sedam para áreas de pastagem ou locais que estejam com até cinco anos de regeneração. Nós iremos lá e avaliaremos a situação para fazer uma limpeza mecanizada, mas nunca com queima" explica Kátia.
As denúncias de queimadas urbanas ou rurais podem ser feitas tanto por telefone como no próprio quartel da Polícia Militar Ambiental. As ligações de denúncia só devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros, quando o fogo oferecer riscos à população ou às casas da região, conforme o tenente José Aparecido dos Santos.

Em 2015, cerca de 80 multas por queimadas urbanas foram aplicadas em Ji-Paraná, de acordo com a Semeia.