Paratletas de Rondônia brilham no 1º dia das Paralimpíadas Escolares com 22 medalhas conquistadas

Paratletas de Rondônia brilham no 1º dia das Paralimpíadas Escolares com 22 medalhas conquistadas

Porto Velho, RO - Os alunos paratletas de Rondônia mostraram todo o potencial logo no primeiro dia de disputa da edição 2019 das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, com a conquista de 22 medalhas, sendo 10 de ouro, 9 de prata e 3 de bronze.

O maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar se estenderá até sexta-feira, 22. Ao todo, estão disputando mais de 1.200 alunos paratletas dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Agora, a expectativa é para esta quinta-feira, 21, segundo dia de disputa das Paralimpíadas Escolares. Com os resultados de quarta-feira, 20, Rondônia já saltou para a quinta posição na classificação geral somente no atletismo, ficando atrás de São Paulo (Estado anfitrião), Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pará.

A conquista de medalhas nas Paralimpíadas Escolares foi aberta logo no início da manhã de quarta-feira. A aluna paratleta Kihara Lohane Campos abriu o caminho do pódio para Rondônia, ao conquistar o ouro no atletismo na prova de arremesso de peso, categoria F12, com o alcance de 6,33 metros.  “É a segunda vez que participo das Paralimpíadas Escolares e tenho me dedicado ao máximo para chegar a bons resultados. Nossa equipe é muito boa e demonstra que podemos, sim, alcançar nossos objetivos. Quero deixar uma mensagem: nunca desista de seus sonhos. Estou me dedicando para um dia chegar a defender o Brasil”, disse a pequena Kihara, de 12 anos, aluna do 7º ano da escola Santa Marcelina, em Porto Velho. Kihara Lohane ainda conquistou o primeiro lugar na prova de 60 metros, categoria T12, com o tempo de 11s02.

Quem também se destacou foi o jovem aluno Luiz Gabriel Amaral, ficando em primeiro lugar na prova de 60 metros, classificação T36, desbancando paratletas do Paraná e do Pará. Luiz Gabriel não conquistou somente a medalha de ouro, mas também a simpatia de várias pessoas pela educação e carisma que apresenta.

O aluno paratleta Weley da Silva Picetti – que teve a missão de levar a bandeira do Estado na cerimônia de abertura – também teve lugar no pódio, ficando em primeiro lugar nos 100 metros, classificação T35, superando Rio Grande do Sul e Maranhão. No primeiro dia de provas também teve dobradinha rondoniense no pódio. No arremesso de peso, as alunas Ana Júlia Zanchet Capra (da Coopevi – Vilhena) e Adriele Ferreira (da Apae – Jaru), conquistaram a prata e bronze, respectivamente.

Luiz Gabriel conquistou o lugar mais alto do pódio

Também se destacou a aluna Jaciara Rebeca, ficando em primeiro lugar na prova de arremesso de peso, com a marca de 4,94 metros. A aluna Mirian Keninfler Mota também garantiu o primeiro lugar na prova de arremesso de peso, classificação F44. O aluno Wesley de Souza Andrade encerrou a prova de lançamento de dardo em primeiro lugar, na F12, com a marca de 11,58 metros. Outro que se destacou foi o paratleta Lorhan da Silva que ficou no primeiro lugar na prova de lançamento de pelota, classificação F44.

O chefe da delegação de Rondônia, Ítalo Rodrigo, destacou o empenho dos alunos, bem como a dedicação de cada técnico, professor e staff que compõem a equipe rondoniense nas Paralimpíadas Escolares. Ítalo voltou a ressaltar o comprometimento do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, que acreditou na atual equipe da Seduc para o desenvolvimento do paradesporto.

Conforme apresentado pelo chefe da delegação rondoniense, no primeiro dia foram conquistadas 10 medalhas de outro, sendo 8 no atletismo, uma no judô e uma na natação; 9 medalhas de prata, com 8 no atletismo e uma no judô; e 3 medalhas de bronze, no atletismo.

As Paralimpíadas Escolares são disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Conforme o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mais de 1.200 paratletas participam do evento, em modalidades como: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas.