Participação dos cacoalenses em audiência pública da CPI reforça denúncias contra Energisa, afirma Cirone Deiró

Participação dos cacoalenses em audiência pública da CPI reforça denúncias contra Energisa, afirma Cirone Deiró

Porto Velho, RO - “As denúncias apresentadas pelos consumidores durante a audiência pública realizada, nesta segunda-feira, 11 de novembro em Cacoal contribuirá com as informações do relatório final que está sob a responsabilidade do deputado Jair Montes, relator da CPI da Energisa”, assegurou o deputado Cirone Deiró, ao agradecer a importante participação dos consumidores que levaram suas reclamações e denúncias aos integrantes da CPI. Por mais de três horas, os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito ouviram relatos e denúncias da população sobre os valores abusivos cobrados nas contas de luz e o descaso com os consumidores, especialmente aqueles da área rural do município de Cacoal e região. 

O aposentado Gledson Magno Pinheiro, morador de um conjunto habitacional popular, foi um dos consumidores que entregou a CPI comprovantes de suas cobranças que tiveram os valores elevados em 100%. O aposentado que tem uma geladeira e uma televisão disse não saber como seu custo de energia dobrou de valor de um mês para o outro. “É um absurdo que não temos como seguir pagando por esse valor abusivo. Fiquei em estado de choque ao receber essa cobrança”, reclamou. 

Rosa Maria Monteiro, moradora da área rural do município de Cacoal denunciou aos integrantes da CPI que com a proximidade do período chuvoso tem sido constante as interrupções de energia na propriedade. Segundo ela, da última vez que ocorreu a interrupção do fornecimento de energia a Energisa só fez a religação depois de denunciar o descaso e abandono da empresa ao Ministério Público. “Antes disso passamos por todas as etapas e protocolos que a empresa exige, mas, não tivemos nenhum retorno”, relatou. 

O presidente da CPI, deputado Alex Redano destacou que a realização da audiência pública da CPI da Energisa em Cacoal foi uma solicitação do deputado Cirone Deiró. Redano lembrou que o deputado Cirone fez questão de trazer os integrantes da comissão a Capital do Café para ouvir os consumidores e colher provas sobre a prática dos abusos que a empresa tem praticado contra os consumidores. “Estamos satisfeitos com a participação e contribuição dos cacoalenses nesta que é a 3ª audiência pública que estamos realizando no interior do estado”, concluiu. 

O deputado Cirone Deiró afirmou que a população ainda pode continuar enviando aos integrantes da CPI documentos que comprovem os abusos que tem sido praticado pela empresa. Segundo o parlamentar, a empresa tem procurado resolver essas situações pontuais que estão chegando até a CPI, mas isso tem sido insuficiente. “Não queremos que a Energisa resolva apenas os casos que tem chegado a essa comissão, queremos que a Energisa resolva o problema de todos os consumidores e restabeleça o respeito na relação empresa e consumidor”, concluiu.