Porto Velho sedia encontro de tecnologia que aborda Cidades Conectadas e Inteligentes, nesta terça-feira, 3

Porto Velho sedia encontro de tecnologia que aborda Cidades Conectadas e Inteligentes, nesta terça-feira, 3

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) dá mais um passo importante no processo de investimentos em Tecnologia da Informação (TI) e coloca, nesta terça-feira (3), a Capital do Estado, Porto Velho, na linha do tempo como uma cidade inteligente e conectada com as demais e com o mundo, no Encontro Regional do Connected Smart Cities, uma plataforma que reúne empresas, entidades e governos, na busca por inovação e melhorias para cidades mais tecnológicas.

De acordo com Maico Moreira da Silva, diretor executivo da Setic, o evento vai iniciar às 10h desta terça-feira (3), com transmissão no canal YouTube: Connected Smart Cities. Pela primeira vez, Porto Velho vai sediar este encontro regional (Connected Smart Cities & Mobility). A capital de Rondônia faz parte da agenda de pré-eventos regionais, que acontecem desde fevereiro, com o objetivo direto de reunir governo, entidades e empresários para debaterem ideias importantes inseridas no universo das cidades inteligentes.

Moreira da Silva explicou ainda que o Governo de Rondônia tem atuado, em diversas iniciativas, para tornar possível o projeto de transformação digital. “No encontro, vamos apresentar o conjunto das ações do Poder Executivo nesta direção, demonstrando nosso alinhamento com Connected Smart Cities & Mobility”, disse, destacando que são iniciativas fundamentais para a conquista do Programa Governo Digital e que já servirão de base ao universo das propostas do evento desta terça-feira.

PORTO VELHO NO CIRCUITO

Como não poderia ser diferente, o Connected Smart Cities & Mobility, que visa discutir iniciativas de smart cities em todos os níveis – nacional e regional -, vai focar toda sua experiência e expertise na realidade portovelhense, promovendo uma ampla discussão, troca de informações e a difusão de ideias entre governo, entidades e empresas, sem perder de vista as necessidades do cidadão consciente, para distinguir e qualificar Porto Velho no contexto das cidades mais modernas, inteligentes e conectadas.

INSCRIÇÕES PRÉVIAS

A iniciativa reúne especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual, mas, para participar, o interessado deve fazer a inscrição prévia pela plataforma https://evento.connectedsmartcities.com.br. Feita a inscrição, o interessado recebe o link de acesso por e-mail. A pauta básica consiste em apresentar o Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para Porto Velho, tomando por base os dados registrados no Ranking Connected Smart Cities de 2020.

Os encontros realizados até o momento elegeram temas basilares, focando todas as discussões em 11 eixos temáticos, a começar pela avaliação do sistema de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, energia, empreendedorismo, tecnologia e inovação, governança, até chegar à economia, sempre dando prioridade à realidade local. Neste contexto, a Capital rondoniense ainda não figura entre as 100 cidades mais bem posicionadas no ranking, por isso a importância da participação maciça dos dirigentes empresariais, das autoridades estaduais e municipais e da sociedade organizada nessas discussões.

PALESTRAS E PROGRAMAÇÃO

O Encontro Regional em Porto Velho, tem confirmado como palestrantes o professor Vagner Schoaba, coordenador do Instituto Federal de Rondônia e Projeto Smart City Ariquemes, Maico Moreira da Silva, diretor executivo da Setic, Saulo Roberto Faria do Nascimento, superintendente municipal de Tecnologia da Informação (SMTI/SGG), Fabricio Costa, executivo de vendas da Signify; Antonio Andrade, analista de mobilidade da Kido Dynamics; Evandro Roveran, Sales, da District Management da Bosch; Juliana Freddo, especialista em conteúdos e parcerias de uma empresa especializada em criar ecossistemas de negócios; Paula Faria, do Centro Especializado da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, e ainda Willian Rigon, diretor e sócio de uma empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais.

Os interessados podem ainda ter acesso à programação completa do encontro regional do Connected Smart Cities & Mobility, disponível em https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais com conteúdo completo.