Porto Velho tem uma das piores classificação em saneamento básico

São Paulo, SP  - O Instituto Trata Brasil divulgou um relatório com os dados das 20 melhores e as 10 piores cidades do Brasil em relação ao saneamento básico.

Para avaliação dos 20 melhores colocados no Ranking do Saneamento 2016, serão analisados mais detalhadamente os indicadores de água, coleta, tratamento e perdas. Estes indicadores representarem 70% da nota total do Ranking e são os mais utilizados pelo setor para avaliar a qualidade do saneamento em determinado município. Além disso, também é apresentado o investimento por habitante, que consiste na média anual dos investimentos dos últimos cinco anos realizados no município sobre a população total daquele município em 2014.

Dos dez piores municípios do Ranking, três são do Rio de Janeiro. Além disso, há dois do Pará, e um de cada um dos estados seguintes: Amazonas, Amapá, Ceará, Pernambuco e Rondônia.

Já para o indicador de atendimento urbano de água, três municípios atendem menos da metade da população com água, Macapá - AP (37,56%), Porto Velho - RO (34,47%) e Ananindeua - PA (26,89%). O indicador médio para o grupo é de 74,04% valor também inferior à média nacional, que segundo o SNIS 2014, é de 93,2%.