Prefeitura inaugura creche do bairro Socialista na próxima quarta-feira (18)

Porto Velho, RO - A creche Proinfância Jardim Santana II construída pela prefeitura de Porto Velho no bairro Socialista, Zona Leste da cidade, será inaugurada na próxima quarta-feira (18). A inauguração está marcada para as 9h e contará com a presença do prefeito Mauro Nazif e da secretária municipal de Educação, Francisca das Chagas Holanda (Chaguinha). Até o final de julho deste ano, mais três creches serão inauguradas. Juntas, elas somam quase duas mil vagas a mais para educação infantil ofertadas à população da capital de Rondônia.

 Segundo Chaguinha, a creche a ser inaugurada na quarta é do tipo “B”, tem oito salas de aula e vai atender 320 crianças, com idades entre quatro e cinco anos. “Os recursos para erguer a obra são oriundos do Governo Federal, mas também houve contrapartida da prefeitura, sendo esta, no valor de quase um milhão de reais”, informou.

 A secretária acrescenta que a construção de creches faz parte do plano estratégico da prefeitura para fortalecer a educação no município e melhorar a qualidade de vida das famílias carentes. Ela entende que, a partir de agora, as mães terão um local seguro para deixar os filhos e, consequentemente, poderão trabalhar com tranquilidade. A unidade do bairro Socialista será a quarta inaugurada pela atual gestão. Mais outras três entrarão em funcionamento até o fim de julho, totalizando sete creches, acrescentando 1.700 vagas para crianças de quatro a cinco anos.

As demais unidades estão sendo construídas nos bairros Três Marias (zona Leste), Areia Branca e Eletronorte, na região Sul. Chaguinha conta que as obras estão bem adiantadas, com cerca de 80% a 95% conclusas. “O que falta são detalhes como instalação de banheiros e construção de calçadas”, comentou a secretária de Educação, informando que há também a creche da Avenida Migrantes, bairro Alphaville, já em fase de acabamento. Além outras cinco creches, cada uma com cinco salas de aula - “padrão Semed” - estão prestes a serem licitadas.

 Na avaliação da secretária, houve um avanço significativo na educação municipal por conta das estratégias definidas pela prefeitura. Uma das medidas foi alugar prédios para que as crianças não ficassem fora da sala de aula. Ela ainda citou as escolas que funcionam em tempo integral, a exemplo da Estela Compasso, Padre Chiquinho, Santo Antônio e o Instituto Municipal de Educação, engenheiro Francisco Erse, conhecido como Escola Padrão.

Comente esta Notícia