Presidente Laerte Gomes defende credenciamento de leitos de UTI neonatal em Ouro Preto do Oeste

Presidente Laerte Gomes defende credenciamento de leitos de UTI neonatal em Ouro Preto do Oeste

Porto Velho, RO - O presidente da Assembleia Legislativa Laerte Gomes (PSDB), participou na manhã do último sábado (9) em Ouro Preto do Oeste da inauguração do Centro de UTI Neonatal do Hospital São Lucas, que conta com 14 leitos, sendo oito de terapia intensiva, quatro de semi-intensiva e duas pelo método Canguru. 

O hospital também instalou uma UTI para saúde indígena, iniciativa inédita no Estado. Laerte elogiou o pioneirismo e a coragem dos idealizadores em transformar um projeto tão sonhado e planejado em realidade, que vai permitir salvar vidas de crianças carentes que, na maioria das vezes, acabam morrendo em razão de suas famílias não terem recursos para contratar UTI particular. 

Durante a inauguração das alas, Laerte Gomes anunciou que vai fazer gestão política para que o Governo do Estado credencie ao menos seis unidades de UTI Neonatal no hospital. 

“Nós vamos trabalhar muito para credenciar ao menos seis leitos pelo SUS junto à Secretaria de Estado da Saúde para oportunizar àqueles que não têm condições de usufruir por meio de planos de saúde, e que aqui terão o mesmo atendimento”, garantiu o presidente.  

Ele pontuou que o credenciamento terá um custo, mas vai reduzir os gastos com o translado, que é realizado por aeronaves.  

“Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que o Estado passa é importante para a região central ter o credenciamento de UTI Neonatal, uma vez que não temos nenhuma na região pelo SUS e temos que dar acesso a todos, principalmente as famílias de baixa renda”, defende o presidente Laerte Gomes.  

“Com certeza é um grande marco para a história dessa cidade que vai se tornar uma referência na área de saúde”, disse. 

Em Rondônia, existem UTI Neonatal privadas com leito credenciado pelo SUS apenas em Ariquemes e Porto Velho. 

As seis unidades de UTI ultramodernas são reservadas para tratamento de prematuros e bebês recém-nascidos que apresentaram algum problema grave de saúde ao nascer.