Projeto de educação de trânsito apoiado pelo Detran Rondônia forma mais de 180 alunos em Porto Velho

Projeto de educação de trânsito apoiado pelo Detran Rondônia forma mais de 180 alunos em Porto Velho

Porto Velho, RO - O projeto de Educação para o Trânsito (Educatran) desenvolvido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) e em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que teve em agosto deste ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira, no bairro Ulisses Guimarães, zona Leste de Porto Velho, já está colhendo os frutos do trabalho com a formação de 182 alunos, que receberam na manhã desta segunda-feira (25) o certificado e a carteira de Agente de Trânsito Mirim.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, ressaltou a importância de se levar educação de trânsito para as escolas, onde as crianças, que serão os condutores do futuro, aprendem desde pequenas a importância de se respeitar a legislação de trânsito.

Coronel Gonzaga também falou da importância das parcerias nesse trabalho e elogiou a iniciativa do Governo do Rondônia, por meio da Sesdec, na pessoa do secretário coronel José Hélio Pachá, que começou com o projeto na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira e depois estendeu para as Escolas Ely Bezerra e Manoel Aparício Nunes de Almeida, alcançando 382 alunos.

O secretário da Sesdec, Hélio Pachá, disse que o Projeto Educatran é mais uma alternativa de esforço do Governo de Rondônia na busca por um trânsito mais humano e mais seguro para os rondonienses. Lembrou que o projeto surgiu através de uma conversa com o militar cabo Reis que falou do projeto que hoje é uma realidade, onde 182 crianças estão concluindo o curso com aulas teóricas e práticas para atuarem como multiplicadores de educação de trânsito na família e na sociedade em que vivem.

O secretário chefe da Casa Militar, coronel Valdemir Góes, que representou o governador Marcos Rocha no evento, destacou a importância do projeto na vida das crianças e da sociedade de forma em geral, pois essas crianças serão os futuros motoristas e, com certeza, serão cidadãos conscientes no trânsito.

O projeto é desenvolvido em três instituições de ensino de Porto Velho, Escola Jorge Teixeira, com 178 alunos do 6º ano, Escola Municipal Ely Bezerra, com 130 alunos de 4º e 5º anos e Escola Municipal Manoel Aparício Nunes de Almeida, com 59 alunos.

Durante o curso os alunos aprendem noções de trânsito seguro; pipa sim, cerol não; noções de segurança e comportamento no trânsito; poluição e seus impactos; meio ambiente e outros temos relevantes no contexto social que refletem no trânsito como um todo.

O evento contou com a participação dos mascotes do Detran Vidinha e Ligadinho e também com os mascotes da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) que cantaram e dançaram com as crianças.

O projeto conta com a parceria de vários órgãos, como a secretaria de Estado da Educação (Seduc), que foi representada pela professora Rose Ribeiro, coordenadora de temas Transversais; Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran); Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (CBM).