Protestos em apoio aos plantadores de coca causam tensão em Cochabamba

Protestos em apoio aos plantadores de coca causam tensão em Cochabamba

Porto Velho, RO - "Amigo de Chapare, a cidade está com você e Chapare não está sozinho", fizeram parte dos gritos dos manifestantes na área sul da cidade de Cochabamba, que apoiaram ontem os plantadores de coca que tentam entrar no centro para exigir a renúncia do A presidente de transição Jeanine Áñez e solicitar o retorno de Evo Morales, que renunciou a suas funções no domingo, 10 de novembro.

À tarde, a tensão cresceu no quilômetro três e meio, no caminho para Sacaba, onde ficavam os plantadores de coca. No final do dia, houve confrontos e a polícia foi forçada a usar gás lacrimogêneo. Havia pessoas presas e, entre as buscas, foram encontrados uniformes da polícia e granadas de gás lacrimogêneo.

A briga começou depois que um grupo de jovens atacou os homens uniformizados que guardavam o local com pedras e fogos de artifício. Na Avenida Villazón, onde ocorreu o conflito, estavam queimando pneus e outros objetos colocados pelos manifestantes, o que obrigou os bombeiros a combater as chamas para viabilizar a estrada e permitir a passibilidade.

Manifestantes relacionados ao MAS carregavam bandeiras com crepes pretos pelos nove mortos na sexta-feira, nos confrontos em Sacaba.

Até aquele trecho da Avenida Villazón, os manifestantes chegaram da zona sul. De manhã, houve uma grande mobilização desse mesmo setor que chegou à praça em 14 de setembro, onde cantaram o hino nacional e circundaram a cidade velha e depois se mudaram para este ponto para apoiar os plantadores de coca.

Os manifestantes chegaram com comida para os plantadores de coca. A Polícia mantém o controle de todos aqueles que atravessam o local, o que permitiu encontrar pessoas com altas somas de dinheiro.

O comandante departamental da Polícia de Cochabamba, Jaime Zurita, disse que respeitam a mobilização pacífica e só agem quando excessos são cometidos.

Em Sacaba e na zona sul, as aulas foram suspensas devido aos últimos conflitos. Enquanto estão no norte e no centro da cidade de Cochabamba, os alunos passam nas aulas.

No terminal de Cochabamba, as partidas de ônibus são suspensas, pois existem bloqueios em diferentes pontos que cercam a cidade, o que também está causando escassez nos mercados e aumento dos preços dos vegetais.

Pesquisa

O porta-voz da Força Especial Contra o Crime (Felcc), Alexander Vargas, confirmou a apreensão de duas pessoas envolvidas nos saques e queimadas da Delegacia de Polícia Integral (EPI) na área de Alalay, na cidade de Cochabamba.

“Duas pessoas identificadas como Sandro JA, 29 anos, e Alexander RJ, 21 anos, teriam roubado um rádio de comunicação de propriedade de um policial, que haviam atacado minutos antes (...), eles conseguiram prender aqueles duas pessoas e foram levadas para essas unidades da Força Especial de Combate ao Crime por roubo de equipamento policial ”, afirmou ele a repórteres.

Ele lembrou que o ataque ao PID foi gravado por volta da meia-noite do domingo, por uma multidão de pessoas carregando paus e artefatos explosivos.

"Os envolvidos foram encaminhados ao Ministério Público como detidos", acrescentou.

Perdas

O presidente da Federação de Entidades Empresariais Privadas de Cochabamba, Javier Bellot, informou que os membros desse setor tiveram perdas estimadas em 1.617 milhões de Bs durante quase um mês do conflito político-social registrado no país.

Ele disse que várias empresas tiveram que paralisar suas atividades, reduzindo o suprimento de gás natural, devido à quebra das mobilizações do gasoduto La Paz-Cochabamba e à falta de insumos para seus processos de produção.