Putin: Rússia registrou segunda vacina contra Covid-19

Putin: Rússia registrou segunda vacina contra Covid-19

Porto Velho, RO - Sputnik - Centro Vektor registrou sua vacina contra o coronavírus, e a terceira vacina já está a caminho, segundo o presidente do país Vladimir Putin.

Durante encontro com membros do governo da Rússia, Putin declarou: "Gostaria de começar com uma agradável informação: o Centro Vektor de Novossibirsk registrou hoje [14] a segunda vacina russa contra o coronavírus, a EpiVakCorona."

Além do mais, Putin afirmou que "até onde eu sei, estamos com a terceira vacina, [criada pelo] Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos Imunobiológicos M. P. Chumakova da Academia de Ciências da Rússia a caminho".

Por sua vez, durante o encontro, a vice-premiê russa, Tatiana Golikova, afirmou: "A vacina é caracterizada pela ausência de reatogenicidade e pelo nível suficientemente alto de segurança. As primeiras parcelas da vacina em um volume de 60 mil doses serão produzidas em breve. E o Vektor iniciará os testes clínicos pós-registro em diferentes regiões da Rússia com a participação de 40 mil voluntários."

Além disso, Vektor planeja realizar testes clínicos em 150 pessoas de mais de 60 anos.

Mais vacinas

O presidente russo defendeu a maior produção de vacinas russas contra o coronavírus, assim como também a garantia da disponibilidade de vacinas no mercado interno.

"Nós precisamos aumentar agora a produção da nossa primeira vacina, e da segunda vacina. E, obviamente, antes de tudo, é necessário abastecer o mercado russo com tais medicamentos: eles devem entrar nas cadeias de farmácia da Rússia, o mais amplamente possível", afirmou Putin.

Ainda sobre a terceira vacina russa, desenvolvida pelo Centro Chumakova, Golikova afirmou:

"Em 19 de outubro, começa a segunda fase [de testes da vacina do Centro Chumakova], com mais 285 voluntários sendo imunizados."

Putin também acentuou a parceria russa com outros países para maior produção de vacinas no exterior.

"Nós continuamos a cooperação com nossos parceiros estrangeiros e vamos promover nossa vacina no exterior, mas é preciso se empenhar para que a produção da vacina para o exterior seja realizada, antes de tudo e em todo o caso nesta etapa, segundo as capacidades produtivas nos países onde a vacina será vendida", explicou.

Vacinas russas

Com o advento do registro da vacina do Centro Vektor, a Rússia passa a ter duas vacinas registradas contra a COVID-19.

No início de agosto, foi registrada a vacina Sputnik V, que, com comprovação de eficácia e segurança em testes, acabou tendo mais de 1,2 bilhão de doses encomendas por mais de 50 países.