O transbordamento do rio causa estragos no trópico de Cochabamba

O transbordamento do rio causa estragos no trópico de Cochabamba

Porto Velho, RO - Chuvas  torrenciais atingem o Trópico de Cochabamba. Desde a madrugada deste sábado (24 de abril), as autoridades denunciaram  veículos arrastados pelo transbordamento do rio Cesarzama na rodovia Cochabamba-Santa Cruz. O trajeto foi interditado temporariamente pela Administração de Rodovias da Bolívia - ABC). Inundações também são registradas em áreas urbanas.

O Comando Regional do Trópico de Cochabamba informou neste sábado que nos municípios de Puerto Villarroel e Chimoré ocorreram transbordamentos dos rios.  Por isso, sabe-se que não há transitabilidade no setor Valle Hermoso, portanto, é necessário tomar precauções nos terminais e nos postos de controle de entrada do Trópico de Cochabamba.

Da mesma forma, as partidas de ônibus para Santa Cruz foram suspensas devido a enchentes. Enquanto l para a  área de El Sillar é expedito , mas de Cristal Mayu fechado pela grande quantidade de água, lama, pedras e paus que ficam na estrada , de acordo com a reportagem da rádio Kawsachun Coca.

 

 

Na área de Chimoré, os rios Cesarzama e La Jota ultrapassaram sua capacidade e cobriram a rodovia interdepartamental Santa Cruz - Cochabamba. Um ônibus da empresa Cosmos, com mais de 50 passageiros, e três veículos ficaram presos. Os passageiros tiveram que ser ajudados a evacuar.

Previsão do tempo

 

O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia acionou o alerta laranja nessa região porque, de acordo com a  previsão, as chuvas e trovoadas vão continuar de moderadas a temporariamente fortes. Valores acumulados entre 60 e 90 milímetros estão previstos para ocorrer a partir da tarde de sábado 24 até a tarde de domingo 25 de abril.

A tempestade afetará, segundo o relatório, as províncias de Chapare, ao norte de Ayopaya e ao norte de Carrasco . Soma-se a isso o alerta na área do departamento de Santa Cruz, especificamente nas províncias de C ordillera, Valle Grande, Flórida, Andrés Ibáñez, Warnes, Ichilo, Sara, Guarayos, Velasco, Chiquitos, entre outras.

Trabalho de resgate

A Defesa Civil e a Marinha resgataram vizinhos em Ivirgarzama depois que essas enchentes foram registradas . Habitantes de Ivirgarzama, o prefeito municipal e autoridades locais solicitaram o resgate regional do trópico de Cochabamba para proceder à evacuação das pessoas afetadas e assim foi. 

A tarefa de evacuação foi realizada  durante a noite desta sexta-feira e madrugada deste sábado, em operação coordenada para resposta imediata.

 

Além disso, a Defesa Civil juntou-se ao trabalho de socorro a 2.371 famílias afetadas e danificadas pela tempestade em Chimoré, para as quais um total de  54 toneladas de ajuda humanitária entregue pelo governo central foram enviadas através da Defesa Civil.

Foi o vice-ministro Juan Carlos Calvimontes, junto com a equipe da Regional de Defesa Civil de Chimoré, quem chegou com ajuda, como   arroz, macarrão e farinha, cobertores e outros produtos para famílias afetadas de comunidades dos trópicos de Cochabamba.

Os artigos foram entregues às autoridades e representantes do município de Chimoré, para serem distribuídos entre as famílias afetadas pelos eventos climáticos ocorridos desde o início do governo e que afetam os povos indígenas e interculturais que vivem nas margens dos rios.

Ao mesmo tempo, a autoridade pediu uma negociação com o novo prefeito do município para ver como resolver a questão estrutural, como a construção de estacas, que é uma nova medida de prevenção utilizada no município de Villa Tunari