Produtores de Porto Velho serão contemplados com tecnologia de genética leiteira

Produtores de Porto Velho serão contemplados com tecnologia de genética leiteira

Tecnologia genética leiteira deve beneficiar 300 produtores

Porto Velho, RO - Empregando inovação e tecnologia no campo, o município vem fortalecendo ações voltadas ao pequeno produtor rural. A estratégia garante a manutenção da economia e do setor agropecuário de Porto Velho.

Com esse propósito, os produtores da pecuária leiteira passarão a contar com genética leiteira de ponta, fruto de um convênio firmado entre a gestão municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Gustavo Serbino, trata-se de um investimento total de R$ 500 mil para disponibilizar mais de 1.800 procedimentos de inseminação artificial e mais 132 procedimentos de transferência de embrião.

“Esse investimento já foi empenhado e, nos próximos dias, daremos início aos trabalhos. Além disso, o período chuvoso é propício, pois é o período de maior reprodução das vacas. Hoje, no município, temos uma grande produção leiteira, contudo, a média por vaca ainda é baixa. Esse projeto vai trazer, em médio prazo, uma grande melhora na produção. Esperamos em poucos anos, mais do que triplicar a produção por animal”, detalhou.

Projeto é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura

Projeto é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura

O secretário adjunto da Semagric destacou, ainda, que o projeto é absolutamente sustentável, pois o aumento da produção por animal não demandará a abertura de novas áreas, otimizando o que já é utilizado.

Ao todo, mais de 300 produtores serão atendidos com o uso da inovação, gerando a disseminação dessa genética em cada região. Ou seja, os animais continuarão se reproduzindo já com uma genética superior.

O projeto é idealizado pelo Sebrae em cenário nacional e com parceria entre os municípios. Em Rondônia, a primeira parceria feita foi com o município de Porto Velho. O titular da pasta, Vinícius Miguel, destacou que o acompanhamento técnico está sendo feito pela secretaria, desde a seleção dos produtores até o suporte específico.

"Temos um grande papel nesse processo, pois sabemos da relevância que trará não somente para os pecuaristas, como também para o crescimento da cadeia produtiva e, consequentemente, refletido no giro da economia em nossa região”, declarou.