População lota escola no último dia da Operação Aciso em Costa Marques

População lota escola no último dia da Operação Aciso em Costa Marques

Porto Velho, RO - “Essa é uma oportunidade que eu não poderia deixar passar. Há anos não tínhamos ações como esta em nossa região. A última vez que teve a Operação Aciso foi há 30 anos, quando era realizada pelo Exército. Na época eu tirei minha carteira de identidade e agora consegui renovar. É muito difícil obter documentação em nossa região. A carteira de trabalho, por exemplo, só a 110 quilômetros daqui, em São Francisco”, disse o autônomo José Carlos Santos Souza.

Mesmo sendo o último dia das ações da Operação Aciso, o aposentado Procópio Gomes, de 70 anos, compareceu à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Angelina dos Anjos para tirar a segunda via do registro de nascimento. “Eventos do Governo do Estado são sempre muito bem-vindos e tomara que ocorram mais desses para ajudar a comunidade de Costa Marques e dos distritos da região”, comentou.

Moradores e famílias do município e de comunidades da região compareceram ao local em busca de assistência. Desde o dia 4 de novembro a cidade de Costa Marques, a mais de 700 quilômetros de Porto Velho, ficou movimentada com Operação Aciso. Uma ação do Governo do Estado, através da Casa Militar, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Transito (Detran) Secretarias Estaduais de Assistência Social e Desenvolvimento Social (Seas), de Saúde (Sesau), de Educação (Seduc), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

O Poder Executivo contou ainda com o apoio do Exército brasileiro, por meio da 17ª Brigada de Infantaria e Selva e do 6º Batalhão de Infantaria e Selva, da prefeitura de Costa Marques, do Instituto Kaleo, da Casa de Saúde Indígena e de profissionais autônimos do município que atuaram como voluntários em cursos e palestras.

Por uma semana os moradores tiveram acesso a diversos serviços entre eles: consultas médica, psicológica, terapêutica, exames rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial, HIV, hepatite, tuberculose, hanseníase e leishmaniose. A população teve acesso a emissão de carteiras de identidade e trabalho, solicitação de segunda via de certidões de nascimento e casamento, passe livre para idosos e portadores de necessidades especiais e orientações sobre previdência social. Foram realizados ainda cadastros do programa Bolsa Família e vários cursos de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Acompanhado do secretário chefe da Casa Militar, Valdemar Carlos Góes, o governador Marcos Rocha visitou cada sala onde aconteciam os atendimentos à população.