Presidente da Assembleia Legislativa articula locação de hospital para atender pacientes do Coronavírus na região central de Rondônia

Presidente da Assembleia Legislativa articula locação de hospital para atender pacientes do Coronavírus na região central de Rondônia

Porto Velho, RO - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, anunciou nesta terça-feira a proposta de locação de 40 leitos normais e 10 leitos de UTI com respiradores na cidade de Ji-Paraná, tornando a cidade um dos polos de combate à Covid-19. A negociação está em andamento com o Hospital Cândido Rondon (HCR) e deverá atender mais de 18 municípios da região central do Estado. No mesmo padrão do contrato em discussão com o Hospital do Amor, o HCR disporá de médicos, enfermeiros, técnicos, laboratórios, insumos, limpeza, entre outros serviços para prestar atendimento de qualidade aos pacientes do novo Coronavírus.

A preocupação do deputado Laerte Gomes é com alastramento da pandemia para o interior, a exemplo do que está acontecendo em outros estados. O Governo tentou equipar com novos leitos o Hospital Municipal, mas os dirigentes locais anunciaram que não será possível por causa da falta de infraestrutura. “O Estado precisa ser mais agressivo, regionalizar as ações, e não centralizar em Porto Velho e Cacoal”, enfatizou o parlamentar. O presidente da Casa de Leis também alertou para a realização de testes em massa na sociedade para retomar a economia. “Os testes são poucos, entendo que precisamos aumentar e acelerar a testagem porque precisamos pensar na economia, manter o comércio aberto, manter o CNPJ vivo”, acrescentou.

Intervenção em Guajará-Mirim

Laerte Gomes também confirmou o pedido de intervenção na Saúde de Guajará-Mirim. O município tem 34 casos confirmados e 17 óbitos, um dos maiores índices de letalidade do Brasil. A iniciativa é dele do colega deputado Dr. Neidson. “O Governo precisa intervir porque a prefeitura não tem preparo para tratar dessa crise na Saúde”, afirmou.
As declarações do presidente da Assembleia Legislativa foram feitas durante entrevista ao programa Microfone Aberto da Massa FM e transmitidas para Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Colorado do Oeste e Vilhena.

Além dos pontos acima, o parlamentar também falou da compra de 30 mil cestas básicas, aluguel de 12 ambulâncias com UTI e a locação de 61 leitos do Hospital do Amor para atender aos pacientes da Covid-19. Os processos estão em fase de licitação na Assembleia Legislativa.