Produtores do Cone Sul enviam propostas para participar do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual 2021

Produtores do Cone Sul enviam propostas para participar do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual 2021

Porto Velho, RO - Mantendo o compromisso de fortalecer as atividades que geram renda financeira aos agricultores familiares, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) vem dando continuidade às ações do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), nas cidades do Cone Sul.

As propostas foram elaboradas pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) onde foram contemplados vários agricultores e entidades socioassistenciais da região. O trabalho realizado visa atender o edital de Chamada Pública do PAA Estadual 2021 que disponibilizou o valor de R$ 75.250,00 para atender as cidades do Cone Sul.

Os agricultores cadastrados participaram da seleção para venda dos produtos da Agricultura Familiar que são destinados à entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, cadastradas pela secretaria municipal de assistência social  de cada município.

Segundo o escritório regional da Emater, as 36 propostas enviadas são de agricultores, além disso, 11 entidades foram cadastradas, sendo:  uma de Cabixi, duas de Cerejeiras, três de Colorado do Oeste, uma de Corumbiara, uma de Chupinguaia, uma de Pimenteiras do Oeste e duas de Vilhena. O edital estava disponível até o último dia 8 de junho, para que a entidade encaminhasse as propostas de vendas dos produtos.

Regulamentada pela União, por meio do Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020 que define os serviços públicos e as atividades que devem ser continuadas, todas as entregas do PAA se enquadram como atividade essencial. A execução do programa, além de fortalecer a renda básica das famílias rurais, também mantém o abastecimento de entidades e instituições cadastradas para distribuição de alimentos às famílias em vulnerabilidade social.